Não há quem dúvida da importância que as redes sociais têm para a vida das pessoas no mundo atual, não digo apenas na esfera pessoa, mas também na esfera corporativa. É através delas que as empresas estão aumentando seu relacionamento e engajamento com os clientes, além de se tornar mais conhecida por atingir uma grande parcela de usuários.
Quando a empresa faz bom uso dessas vantagens, as redes sociais se transformam no principal canal que liga a empresa ao consumidor, além de gerar a oportunidade de fazer novos negócios. Apesar de serem excelente opção – e essencial – para alavancar os resultados de sua empresa, deve-se estar no lugar certo para as pessoas certas, sair criando páginas para sua empresa em todas as redes sociais não é um bom negócio.
Para isso é preciso administrar bem e escolher realmente aquelas redes sociais que irão fazer a diferença para seus negócios, quando a escolha é certeira, não há duvidas que sua empresa conseguirá novos clientes, alcançará parcerias além de fazer com que suas vendas cresçam. Ao contrário do que muita gente diz, as redes sociais não são iguais.
Fazendo a escolha certa, da maneira certa
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Apesar de ser muitas as opções, a escolha não deve ser baseada em sorte ou no que acha que mais vai funcionar, é preciso um critério definido, analise cuidadosamente cada uma delas, veja o que tem para oferecer, o perfil dos usuários e qual delas têm mais a ver com o que sua empresa procura e deseja transmitir.
Quando a rede social se encaixa naquilo que procura, não há motivos para não se fazer presentes nela a partir daí os conteúdos gerados para o abastecimento de sua página devem ter relação direta com o público que pretende atingir, além de respeitar os padrões impostos pela própria rede social, de nada adianta, por exemplo, escolher o Twitter e querer fazer postagens enormes que excedam os 140 caracteres.
Apesar de que ao estar presente em várias redes sociais é um fator importante para aumentar a visibilidade de sua empresa, leve em consideração que cada uma tem seu público específico e tudo o que publicar ali tem que estar relacionado com eles, uma mesma publicação pode ser divulgada em várias redes sociais, desde que sofra adaptações para funcionar melhor cada uma delas.
O foco de cada rede social
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Por mais que sua empresa realize pesquisas, ainda não conseguiu encontrar qual a melhor rede social para seus negócios? Listamos abaixo o foco principal de cada rede social, para que ajude e facilite na sua decisão:
• Twitter: Procura por mídia simples, mas que tenha grande alcance além de compartilhar informações rápidas e precisas? Talvez a melhor opção para seus negócios seja o Twitter. Não há rede social mais objetiva do que essa, afinal o conteúdo deve ser todo enxugado para respeitar o limite de 140 caracteres por publicação, além de que se fizer bom uso das hashtags poderá aumentar ainda mais a visibilidade de sua empresa.
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• Facebook: O foco da sua empresa é simplesmente o consumidor? Deseja compartilhar conteúdos ilimitados, publicar fotos e divulgar suas ações de marketing? Então o Facebook se torna ideal para seu negócio, principalmente por sua interface simples e os recursos oferecidos.
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• Youtube: Deseja apresentar sua empresa de forma mais lúdica, sem se utilizar de informações padrões? O Youtube é sua melhor opção. Por mais que a produção de vídeos seja mais complicada do que a de textos e imagens, os vídeos conseguem grande alcance na internet, conseguindo ser vistos por qualquer pessoa do mundo.
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Através do Youtube sua empresa pode disponibilizar palestras, tutoriais, informações sobre seus produtos, entre outros diversos assuntos. Se o conteúdo for bem trabalhado e divulgado, não tenha dúvidas do grande alcance que vai conseguir.
• LinkedIn: Considerada a maior rede social profissional do mundo, o LinkedIn é perfeito para o negócio onde o foco está em outras empresas, além de uma vasta vitrine de currículos, a rede social tem uma plataforma empresarial apresentando interface limpa e simples. O foco do LinkedIn é criar uma rede de contato profissionalmente relevante. Se for isso que sua empresa precisa, não perca tempo!
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• Instagram: para seus negócios o importante é atrair a atenção de clientes que se importam mais com o ver do que com o ler? O Instagram é ideal para seu negócio, com essa rede social tudo é comunicado através de imagens, podendo ser um grande diferencial em relação a concorrência.
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Porque não todas elas?
Como já foi dito alguns parágrafos anteriores, sua empresa pode estar presente em qualquer rede social que achar relevante para seu negócio, desde que adote medidas para se comunicar de maneira correta em cada uma delas, quando se opta por isso o cuidado com a qualidade do que será publicado deve ser redobrada.
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Com essas informações é possível avaliar os prós e contras de cada uma delas e analisar qual tem mais o perfil que sua empresa procura e ter essa rede social como foco, as outras devem ser trabalhadas de acordo com o que for gerado através da rede social que tem maior relevância em seu negócio.