Receba notícias, infográficos e dicas imperdíveis para turbinar suas redes sociais e potencializar seu negócio!
A diferença entre mídia social e rede social
02/02/2016 | POR

A diferença entre Mídia Social e Rede Social

Mídia social e rede social: existe, sim, diferença!

 

A mídia social é um lugar em que todas as empresas querem estar. Com ela, é possível desenvolver técnicas e campanhas para alavancar o seu negócio na internet. Porém, é bastante comum ouvir as pessoas falarem que mídia social e rede social são a mesma coisa. Fique sabendo que existem diferenças entre um termo e o outro.

 

O termo rede social, ou então “relationship site” (site de relacionamento), deixa mais do que claro em seu nome de que se trata de um espaço criado na internet onde os usuários ficam conectados em grupos, como, por exemplo, as comunidades do falecido Orkut, as listas do Twitter, dentre outras opções que você deve conhecer.

 

Esses espaços criados são acessados por internautas que procuram informações, precisam esclarecer duvidas, estão ali para se distrair e fazer novas amizades ou, até mesmo, procuram algo mais sério, pois, acredite, muitos relacionamentos surgem por meio dessas redes sociais

 

Agora, indo para o outro lado da moeda, a mídia social, ou então “new media” (nova mídia), nada mais é do que o nome para as plataformas que as empresas utilizam para se comunicar com seus clientes e pessoas em geral. Essa comunicação acontece por meio do Facebook, Twitter, Blogger, Instagram, dentre outras redes sociais.

 

Estabelecendo diferenças entre as plataformas da mídia social

É importante estar ciente de que cada uma dessas mídias tem suas próprias características. Tomando o Facebook como exemplo, é uma plataforma com a qual as pessoas mantêm um perfil pessoal com uma determinada rede de relacionamentos, onde postam fotos, notícias, enfim, tudo aquilo que acham interessante compartilhar com as outras pessoas.

 

Ainda falando sobre o Facebook, existe uma grande diferença entre perfil pessoal e FanPage. O primeiro trata-se de um perfil comum, usado pela maioria dos internautas que tem conta na rede social. Já o segundo, é um “perfil” exclusivo destinado principalmente para empresas, no qual os amigos são substituídos por curtidas, e essas curtidas variam de acordo com os conteúdos que estão sendo compartilhados no feed de notícias de seu negócio.

 

Existem outras mídias que são importantes para o bom funcionamento de sua empresa, cada uma delas com suas características específicas. Abaixo, você confere mais algumas delas para facilitar seu entendimento sobre a diferença entre mídia social e rede social:

 

  • Twitter: é o lugar perfeito para transmitir mensagens rápidas, curtas e que podem ter um grande alcance. Também são utilizadas no Twitter as famosas hashtags. Elas são capazes de deixar um assunto em evidência, e ainda fazer com que outros usuários tenham acesso a ele.

 

  • Instagram: uma imagem vale mais que mil palavras? Pelo menos no Instagram, sim. A rede social é exclusivamente focada no compartilhamento de imagens, fazendo uso também das hashtags, que no Instagram possuem os mesmos objetivos que no Twitter.

 

  • LinkedIn: a rede social mais séria da lista, o LinkedIn é usado exclusivamente para troca de contatos profissionais. Os usuários podem utilizar a plataforma para deixarem seu currículo e procurarem empregos. Enquanto as empresas divulgam seu serviço e vão atrás de funcionários, quando necessário.

 

  • Whatsapp: embora não seja considerado rede social, o Whatsapp merece sua total atenção. É um veículo de comunicação que está crescendo sem parar. As empresas podem se aproximar ainda mais dos clientes por meio dessa ferramenta.

 

Em resumo, para que não fiquem mais dúvidas sobre a diferença entre mídia social e rede social, a rede social nada mais é do que a relação que as pessoas mantêm umas com as outras por meio de grupos, comunidades, perfis, etc. Já a mídia social, é a plataforma que as empresas fazem uso para se comunicar e passar as informações e promoções para os usuários da rede.

 

Deixe seu comentário sobre este post =)

Feito por: Layer Up

Vamos manter contato?

Fundadora da Layer Up - empresa especializada em Mídias Sociais para empresas. Graduada em Comunicação Social, estudou também Marketing na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e possui 15 anos de experiência profissional, com atuações em empresas como Editora Abril, Editora Globo, Editora 3, Grupo Ikezaki e Cers Cursos Online.