Receba notícias, infográficos e dicas imperdíveis para turbinar suas redes sociais e potencializar seu negócio!
Facebook: Funciona para B2B?
02/04/2015 | POR

O Facebook ajuda ou não no B2B? A resposta para essa pergunta é muito simples, pois ele funciona sim para o B2B. Por ser a rede social mais fluente em todo o mundo atualmente, se sua empresa ficar de fora dele certamente está correndo sérios riscos de perder contato com futuras negociações. O bom resultado não surge de uma hora para outra, é preciso saber qual a maneira mais eficaz para interagir com seu público.

facebook-1

Experiências recentes feitas por profissionais atuantes da área apontam que para o Facebook ter um bom funcionamento em relação ao B2B é essencial que se crie estratégias e conteúdos de qualidade, levando em consideração de que uma boa tática para que se alcance números expressivos de usuários é investir em posts patrocinados, isso vai contribuir para que aumente a quantidade de internautas que terão acesso ao conteúdo compartilhado na rede. Lembre-se também de focar em publicações que façam o usuário permanecer no próprio Facebook, sem que se desloque para outra plataforma virtual.

É necessário conseguir alinhar a propaganda com o entretenimento em todos os conteúdos gerados, tudo isso porque os usuários o utilizam o para diversão, lazer, conversar com amigos, enfim, somente para se distrair, com base nisso pode-se concluir de que nada adianta ter uma excelente estratégia de marketing de conteúdo sendo que seus clientes não serão atraídos para acessarem tais publicações.

facebook2

Voltando ao velho assunto, se sua empresa conhece bem o perfil do público alvo, certamente irá ter resultados mais satisfatórios, por isso não se esqueça de ter em mente o tipo de linguagem que irá utilizar, o tipo do conteúdo a ser compartilhado e de que os usuários do Facebook são bem diferentes daqueles que utilizam o LinkedIn (rede social muito utilizada para o B2B). Comece sempre do zero, para que nenhum imprevisto aconteça no meio do caminho.

A vantagem é que o próprio Facebook disponibiliza ferramentas em que nos faz permitir ter acesso ao tipo de público que mais acessa a página, o lugar onde moram, sua faixa etária, sexo, enfim, inúmeras informações que pode se fazer bom uso. Caso a maioria do público atingido não seja aquele que tinha em mente, muda todo o conteúdo ou então muda a estratégia e comece a focar nesses usuários que mais frequentam sua página.

facebook6

Não se esqueça também de publicar esses conteúdos nas horas certas, opte em realizar as publicações entre 14:00/15:00 ou então 16:30/17:00, tudo isso porque a maioria das empresas deixam esses horários livres para o almoço ou então um café da tarde, o que pode aumentar ainda mais a visualização de seu conteúdo.

Incentivando o público B2B a compartilhar seus conteúdos

Segundo informações do jornal americano The New York Times, os usuários do Facebook compartilham apenas aquilo que realmente são relevantes para eles, e essa pesquisa ainda diz mais, esses mesmos usuários mostram outros conteúdos em seu perfil com o objetivo de entreter os amigos e manter relações mais saudáveis com eles, outros números expressivos dessa pesquisa mostra como é importante fazer com que o público compartilhe seus conteúdos:

facebook8

  • 85% do público respondeu que acessam os conteúdos compartilhados pelos amigos;
  • 95% têm em mente que o conteúdo compartilhado será útil;
  • 78% confessam que compartilham os conteúdos para ficar mais perto das pessoas;

Para que ajude a engatar o compartilhamento dos conteúdos é essencial criar mensagens que ajudem seu cliente a solucionar um problema, levando em conta também que é sempre bom mesclar os conteúdos de sua empresa com aqueles que abrangem a área em que seu negócio está inserido. Por exemplo, se a minha empresa é de doces, ao invés de compartilhar somente receitas próprias opte também por publicar artigos relevantes, tais como os diferentes tipos de chocolate, quais doces são mais indicados para determina comemoração, etc.

facebook7

Manter um bom relacionamento com seus clientes também ajudará a se comunicar melhor com o público B2B, responda todos os questionamentos, aceite criticas e sugestões e não se mostre aborrecido, pois basta um único erro para todo o trabalho de deixar sua empresa em evidência vá pro buraco.

Justando todos os fatores citados acima é totalmente viável escolher também o Facebook como ferramenta para atingir o público B2B, toda rede social funciona, desde que o conteúdo de sua empresa seja adaptado para o perfil dos usuários dali, caso contrário você não vai gostar nem um pouco do resultado obtido.

Qualquer dúvida, estamos a disposição!

Saiba mais como posicionar sua empresa no Facebook:

FACEBOOK: 7 DICAS DE COMO CRIAR UMA FANPAGE ATRAENTE

FACEBOOK: ENTENDA POR QUE SUA PÁGINA É FUNDAMENTAL PARA O SEU NEGÓCIO

FACEBOOK: 10 DICAS PARA CONQUISTAR MAIS FÃS EM SUA PÁGINA DE NEGÓCIOS 

FACEBOOK: MESSENGER PARA NEGÓCIOS, NOVA PLATAFORMA E TRANSFERÊNCIA DE DINHEIRO!

Fundadora da Layer Up - empresa especializada em Mídias Sociais para empresas. Graduada em Comunicação Social, estudou também Marketing na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e possui 15 anos de experiência profissional, com atuações em empresas como Editora Abril, Editora Globo, Editora 3, Grupo Ikezaki e Cers Cursos Online.