Facebook: Funciona para B2B?

O Facebook ajuda ou não no B2B? A resposta para essa pergunta é muito simples, pois ele funciona sim para o B2B. Por ser a rede social mais fluente em todo o mundo atualmente, se sua empresa ficar de fora dele certamente está correndo sérios riscos de perder contato com futuras negociações. O bom resultado não surge de uma hora para outra, é preciso saber qual a maneira mais eficaz para interagir com seu público.

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Experiências recentes feitas por profissionais atuantes da área apontam que para o Facebook ter um bom funcionamento em relação ao B2B é essencial que se crie estratégias e conteúdos de qualidade, levando em consideração de que uma boa tática para que se alcance números expressivos de usuários é investir em posts patrocinados, isso vai contribuir para que aumente a quantidade de internautas que terão acesso ao conteúdo compartilhado na rede. Lembre-se também de focar em publicações que façam o usuário permanecer no próprio Facebook, sem que se desloque para outra plataforma virtual.

É necessário conseguir alinhar a propaganda com o entretenimento em todos os conteúdos gerados, tudo isso porque os usuários o utilizam o para diversão, lazer, conversar com amigos, enfim, somente para se distrair, com base nisso pode-se concluir de que nada adianta ter uma excelente estratégia de marketing de conteúdo sendo que seus clientes não serão atraídos para acessarem tais publicações.

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Voltando ao velho assunto, se sua empresa conhece bem o perfil do público alvo, certamente irá ter resultados mais satisfatórios, por isso não se esqueça de ter em mente o tipo de linguagem que irá utilizar, o tipo do conteúdo a ser compartilhado e de que os usuários do Facebook são bem diferentes daqueles que utilizam o LinkedIn (rede social muito utilizada para o B2B). Comece sempre do zero, para que nenhum imprevisto aconteça no meio do caminho.

A vantagem é que o próprio Facebook disponibiliza ferramentas em que nos faz permitir ter acesso ao tipo de público que mais acessa a página, o lugar onde moram, sua faixa etária, sexo, enfim, inúmeras informações que pode se fazer bom uso. Caso a maioria do público atingido não seja aquele que tinha em mente, muda todo o conteúdo ou então muda a estratégia e comece a focar nesses usuários que mais frequentam sua página.

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Não se esqueça também de publicar esses conteúdos nas horas certas, opte em realizar as publicações entre 14:00/15:00 ou então 16:30/17:00, tudo isso porque a maioria das empresas deixam esses horários livres para o almoço ou então um café da tarde, o que pode aumentar ainda mais a visualização de seu conteúdo.

Incentivando o público B2B a compartilhar seus conteúdos

Segundo informações do jornal americano The New York Times, os usuários do Facebook compartilham apenas aquilo que realmente são relevantes para eles, e essa pesquisa ainda diz mais, esses mesmos usuários mostram outros conteúdos em seu perfil com o objetivo de entreter os amigos e manter relações mais saudáveis com eles, outros números expressivos dessa pesquisa mostra como é importante fazer com que o público compartilhe seus conteúdos:

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  • 85% do público respondeu que acessam os conteúdos compartilhados pelos amigos;
  • 95% têm em mente que o conteúdo compartilhado será útil;
  • 78% confessam que compartilham os conteúdos para ficar mais perto das pessoas;

Para que ajude a engatar o compartilhamento dos conteúdos é essencial criar mensagens que ajudem seu cliente a solucionar um problema, levando em conta também que é sempre bom mesclar os conteúdos de sua empresa com aqueles que abrangem a área em que seu negócio está inserido. Por exemplo, se a minha empresa é de doces, ao invés de compartilhar somente receitas próprias opte também por publicar artigos relevantes, tais como os diferentes tipos de chocolate, quais doces são mais indicados para determina comemoração, etc.

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Manter um bom relacionamento com seus clientes também ajudará a se comunicar melhor com o público B2B, responda todos os questionamentos, aceite criticas e sugestões e não se mostre aborrecido, pois basta um único erro para todo o trabalho de deixar sua empresa em evidência vá pro buraco.

Justando todos os fatores citados acima é totalmente viável escolher também o Facebook como ferramenta para atingir o público B2B, toda rede social funciona, desde que o conteúdo de sua empresa seja adaptado para o perfil dos usuários dali, caso contrário você não vai gostar nem um pouco do resultado obtido.

Qualquer dúvida, estamos a disposição!

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Co-fundadora e CEO da Layer Up, Agência Digital com foco em Transformação Digital. Graduada em Comunicação Social, MBA em Marketing, com atuações em empresas como Editora Abril, Editora Globo e Cers Cursos Online. É também professora do curso de Inbound Marketing da São Paulo Digital School.
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