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Instagram para empresas – como usar?
16/03/2015 | POR

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Não! O Instagram não é apenas uma plataforma criada para seus usuários compartilharem fotos e micro-vídeos, essa rede social é também um eficaz meio de comunicação entre empresas e clientes, capaz de promover marcas de uma maneira única, ajudando inclusive a conquistar novos clientes para seu negócio.

O próprio Instagram divulgou recentemente que em média existem 90 milhões de pessoas conectadas a rede social ativamente, que chegam a enviar mais de 40 milhões de fotos todos os dias, o que gera aproximadamente 8.500 ‘likes’ e 1.000 comentários por segundo. Quando estamos falando em divulgação e estratégia de marketing estes números citados não podem ser ignorados.

Após entendermos os principais motivos para ter um perfil no Instagram, é necessário utiliza-lo de forma correta atrair admiradores. É preciso fazer com que sua empresa seja reconhecida em meio a milhões de usuários, e para isso você precisará de planejamento, conhecimento e dedicação.

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O que fazer para fazer minha empresa se dar bem no Instagram?

A maioria dos usuários do Instagram são jovens ligados a tecnologia, e por mais que sua empresa não seja voltada para jovens não se esqueça que eles têm pais, avós, tios, ou seja, certamente se relacionam com alguém que faz parte do público que seu negócio deseja abranger.

A primeira coisa que deve ser feita é definir a personalidade que vai dar para o perfil de sua empresa na rede social, seja ela mais clássica, mais descolada, mais retrô… Tudo vai depender da proposta e da mensagem que desejará transmitir através das fotos, pois no Instagram uma imagem vale mais do que qualquer outra forma de comunicação.

Ninguém gosta de ficar acompanhando um perfil em que só tem propagandas, promoções e coisas relacionadas diretamente na prospecção de novos clientes, as imagens devem contar histórias relacionadas aos serviços/produtos que sua empresa oferece, precisam causar no usuário algum tipo de sentimento.

Aproveite o poder das imagens e interaja com seus seguidores, tente criar formas criativas de fazer com que sua publicação desperte algum tipo de engajamento entre os usuários. Por exemplo, você tem uma loja de roupas e lança o desafio de fazer os usuários tirarem fotos criativas usando sua marca, muitos deles irão participar além de fazer a publicidade gratuita do que está vendendo.

As #hashtags são de grande importância também, elas podem popularizar sua empresa ainda mais, crie #hashtags relacionadas com o teu negócio, essa alternativa é muito usada no lançamento de novas campanhas, mas cuidado para não pecar no exagero, o foco do Instagram são as imagens, e não as #hashtags.

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Outro fator que merece sua atenção ao posicionar sua empresa no Instagram

Os usuários do Instagram não têm o costume de sair postando fotos aleatórias de tudo que acontece, normalmente são postadas imagens que de alguma forma tiveram relevância para as pessoas e elas querem tornar aquele momento público.

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Assim deve ser com as empresas também, as fotos devem agregar valor para seu negócio, se pararmos pra ver as fotos que mais chamam nossa atenção são as belas imagens ou aquelas com uma pegada mais cômica, basta dosar uma com a outra que já estará trilhando o caminho para o sucesso na rede social.

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Fundadora da Layer Up - empresa especializada em Mídias Sociais para empresas. Graduada em Comunicação Social, estudou também Marketing na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e possui 15 anos de experiência profissional, com atuações em empresas como Editora Abril, Editora Globo, Editora 3, Grupo Ikezaki e Cers Cursos Online.