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Mídia social: o que fazer quando deixa de trazer resultados
02/02/2016 | POR

Mídia Social: O que fazer quando deixa de trazer Resultados 

De que adianta investir em mídia social e não direcionar isso para o público certo?

 

O Marketing Digital a cada dia que passa vem sendo fundamental dentro das empresas, não somente por causa de suas facilidades e vantagens, mas também por causa da necessidade que as empresas possuem hoje em dia de se comunicarem por meio da rede, já que a maioria das pessoas se encontra nela.

 

Fazendo um pequeno resumo para quem não está muito familiarizado, o Marketing Digital é qualquer promoção/campanha feita por uma empresa em que os veículos móveis e da internet são as principais ferramentas. Isso engloba as ações por e-mail marketing, o conceituado mobile marketing – que cresce a cada dia mais – e as redes sociais.

Justamente por conta das empresas saberem da necessidade de estar nas redes sociais, não para de aumentar o número de concorrentes que lutam pela atenção do usuário. Sua empresa precisa se destacar em meio a outras, mostrar que é a melhor, porém isso nem sempre acontece. O erro pode estar logo no início do trabalho.

 

Engana-se quem pensa que a mídia social ainda funciona de forma gratuita. A regra hoje em dia é bastante simples: para aparecer, é necessário investir!

 

Porém, a grande vantagem da internet é que, diferentemente de algumas mídias tradicionais, nela se encontra a possibilidade de mensurar todas as campanhas realizadas na rede, tendo como outro benefício também destinar tal investimento para o público correto.

Caso contrário, sua empresa estará “conversando com as paredes”, e se está se sentindo assim, reveja alguns conceitos e passe a investir.

 

Quais são os problemas e como solucioná-los?

 

De que adianta investir e não direcionar isso para o público certo? Muitos empreendimentos acabam errando no foco de suas campanhas e colocam a culpa na mídia social, como se fosse um veículo de comunicação impotente  sem valor, o que não é verdade.

Quando se for investir na internet, sempre é necessário estar com a seguinte pergunta em mente: “sua empresa conhece realmente seu público e os clientes em potencial?”,

Caso conheça, sua campanha dará certo. Se ficou na dúvida ou a resposta for não, é essencial que volte a analisar esse ponto.

 

Outro fator importante para evitar erros é que todos os setores de sua empresa precisam estar alinhados um com um outro. O setor de vendas precisa se alinhar ao setor administrativo, que por sua vez se alinha ao do marketing, encaixando todos os setores como se fosse um quebra cabeças.

Focar nas redes sociais não é simplesmente postar no Facebook. A ação na mídia social vai além disso, é a maneira direta de se relacionar com os usuários.

 

Todos esses processos que foram ditos acima devem ser analisados antes de começar o trabalho na mídia social, senão a propensão ao erro será maior. É comum encontrar empresas que, por exemplo, ficam presas no número “X” de postagens por dia nas redes sociais, e que, se esse número não for atingido, é como se o trabalho não estivesse sendo realizado, ou seja, investindo à toa.

 

Esse tipo de pensamento só faz com que o trabalho seja engessado, reforçando ainda mais a teoria de que mídia social é apenas “postar notícias na internet”. Porém, nem sempre aquele número de postagens irá acontecer, tudo dependerá do dia da semana e os conteúdos que estão em pauta para serem compartilhados.

 

Para ter sucesso é essencial deixar o orgulho de lado e reconhecer os erros para que eles venham a ser trabalhados e se transformem em acertos no futuro.

 

Em resumo, estar na nas redes sociais não é mais questão de opção, e sim de necessidade, porém, todo trabalho deve ser bem feito e andar em sintonia com todos os outros setores da empresa.

Seu negócio precisa ter uma identidade marcante e única, fazendo com que se destaque perante a concorrência.

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Feito por: Layer Up

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Fundadora da Layer Up - empresa especializada em Mídias Sociais para empresas. Graduada em Comunicação Social, estudou também Marketing na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e possui 15 anos de experiência profissional, com atuações em empresas como Editora Abril, Editora Globo, Editora 3, Grupo Ikezaki e Cers Cursos Online.