Youtube e E-commerce: uma união que pode ser o combustível para impulsionar as vendas!

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Não há como negar que um dos pilares do e-commerce é o apelo visual, já que quando as pessoas compram pela internet elas querem ter a melhor e mais apurada visão do produto. Por causa disso, muitos vendedores que utilizam o e-commerce apostam em imagens de altíssima qualidade, com rotação de 360 graus, opções de variação de cor e muito mais. E o que você pode fazer para se destacar na concorrência? A resposta está no “rei” das plataformas de conteúdo visual, o YouTube!

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O YouTube recebe mais de um bilhão de visitas por mês, e tem um ótimo alcance com jovens e adultos entre 18 e 34 anos. A rede social fornece aos donos de lojas e-commerce a oportunidade de apresentar uma visão bem detalhada de seus produtos através de vídeos, além de conseguirem estabelecer uma ligação mais pessoal com os clientes ao darem um “rosto” as suas marcas.  Há também a possibilidade de criar aquele vídeo “viral” que pode impulsar de vez sua loja virtual para o sucesso.

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Confira algumas DICAS de como explorar ao máximo as ferramentas do YouTube na hora de apresentar seus produtos!

1-  TIPOS DE VÍDEOS QUE PODEM SER POSTADOS

Há muitas maneiras de criar um vídeo para promover os seus produtos. Se você não tem muita familiaridade com ferramentas de edição de vídeos, não se preocupe! É perfeitamente possível apenas filmar você ou um de seus funcionários mostrando seus produtos e suas funcionalidades. Sua estratégia de marketing no YouTube não precisa ser necessariamente muito complexa, tão pouco sofisticada.

Aqui vão algumas ideias simples de como você pode fazer seu vídeo:

 Vídeos de como utilizar seu produto: vídeos deste tipo explicam o funcionamento de seu produto para o cliente (no caso de eles não serem tão simples de usar) e ainda podem mostrar como seus produtos podem ser usados no dia a dia.

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Vídeos de como o produto é feito:  com este tipo de vídeo você poderá mostrar os “bastidores” de sua empresa, mostrando aos clientes a maneira como são produzidos seus produtos, quem são as pessoas que os fazem, e muito mais. Estes vídeos costumam gerar bastante visualização uma vez que “mata” a curiosidade inata das pessoas de querer saber como as coisas são feitas. 

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 Vídeos mostrando o dia a dia de sua empresa: você poderá fazer vídeos mostrando a rotina de um dia comum na sua empresa, gravar depoimentos de funcionários ou fazer qualquer outra atividade que ajude a mostrar um lado mais “humanizado” da sua empresa. 

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Vídeos explicando como a empresa foi fundada/qual é o objetivo: este tipo de vídeo é ótimo para empresas novas, pois ajudam a definir e promover a marca. 

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2) OTIMIZE SEU CANAL NO YOUTUBE E CRIE UMA ESTRATÉGIA DE PUBLICAÇÕES

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Se você quer que os vídeos que realmente impulsionem as vendas de sua empresa, então é preciso criar um canal oficial no YouTube e customizá-lo de modo que se adeque ao visual de sua marca.

 Quando seu canal estiver no ar, é importante postar vídeos com uma certa frequência. Aí vão três motivos para você fazer isso:

    • É a melhor forma de atrair mais pessoas para o seu canal.
    • Quando alguém encontrar seu canal no YouTube, você vai querer que essa pessoa fique o maior tempo possível nele, e por isso é preciso ter bastante conteúdo disponível em seu canal.
    • Quando maior o número de vídeos postados, maior será a posição de sua empresa nos buscadores do YouTube, uma vez que esse é um dos critérios que ele utiliza para definir a posição dos canais. 

No começo, uma postagem de vídeo por mês é uma quantidade bastante razoável. Depois que você “pegar o jeito”, poderá aumentar essa quantidade para um vídeo a cada duas semanas.

3) UTILIZE ANOTAÇÕES EM SEUS VÍDEOS

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Anotações são aqueles balões de texto que aparecem no meio dos vídeos do YouTube. Essas anotações podem ser usadas para fazer comentários, incluir links de outros vídeos que contenham produtos relacionados, incluir links para seu site, e etc.

4) APRENDA COM OS GRANDÕES

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 Muitas empresas consolidadas no mercado utilizam o YouTube para alavancar suas vendas. Se você ainda tem muitas dúvidas sobre como fazer dar certo, talvez conferir o “modus operandi” dessas empresas pode te ajudar a ter ideias para o seu próprio negócio. Veja o exemplo de uma dessas empresas, a americana Best Buy, que tem um histórico de sucesso com redes sociais, sendo seu canal do Youtube  o maior exemplo disso. A empresa customizou inteiramente seu canal e sua playlist, além de ter criado vários subcanais para atender aos diferentes tipos de clientes. O conteúdo dos vídeos costuma ser sobre seus produtos, promoções e entretenimento (a fim de gerar interação com o cliente) e depois de postados são divulgados em todas as outras redes sociais (Facebook, Twitter e etc).

Depois dessas dicas não há mais desculpas para não fazer o canal de sua e-commerce no YouTube, não é mesmo?

Se surgir qualquer dúvida, estamos à disposição!

Fonte:http://www.socialmediatoday.com/content/4-tips-how-use-youtube-ecommerce
Co-fundadora e CEO da Layer Up, Agência Digital com foco em Transformação Digital. Graduada em Comunicação Social, MBA em Marketing, com atuações em empresas como Editora Abril, Editora Globo e Cers Cursos Online. É também professora do curso de Inbound Marketing da São Paulo Digital School.
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