Como criar uma rede social eficaz para sua empresa

Redes sociais Para começar, vale lembrar que mídia social não é apenas estar presente na rede social (Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, etc), mais do que isso, é transformar os usuários dessas redes em clientes potências para a sua empresa.

Muitas pessoas ao iniciar esse processo de elaboração de conteúdo para rede social, acabam errando em vários aspectos, e se alguma coisa for elaborada errada faz com que todo o esforço seja em vão e os resultados esperados não sejam alcançados.

Quando for criar o plano de marketing para as mídias sociais é necessário saber como realizar suas ações de forma eficaz sem que fiquem lacunas em sua construção. Uma forma de fazer esse plano de marketing corretamente é se baseando nas perguntas a seguir:

01- Qual é seu objetivo nas mídia social?

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A resposta para essa pergunta vai variar de acordo com o perfil de sua empresa, a mídia social pode lhe trazer visibilidade, engajamento e conversões. Tudo vai depender do seu objetivo e estratégia.

A base para tudo é estabelecer as metas que deseja alcançar, para isso é preciso entender bem o seu público e criar uma página/perfil que possa ter conteúdos relevantes e prestação de serviço útil para os clientes, um exemplo disso é usar a rede social para SAC 2.0 e para resolver problemas entre a empresa e o consumidor.

02- Quem deve fazer a gestão da sua rede social ?

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É essencial que o profissional que for trabalhar com as mídias sociais de sua empresa entenda sobre marketing, métricas, produção de conteúdo, gestão de comunidades e design gráfico e, claro, saiba converter redes sociais em clientes e lucros, afinal é isso que toda empresa procura e almeja. Mas saiba que é quase impossível encontrar uma única pessoa com TODAS essas habilidades. O ideal é formar uma equipe  com analista de mídia social, analista de comunidade, designer gráfico e jornalista, ou contratar uma agência – o que pode ser mais vantajoso em vários aspectos – inclusive financeiramente.

Se a sua empresa for de pequeno porte talvez seja complicado para você montar uma estrutura de Marketing e o ideal seja mesmo contratar um profissional especializado – terceirizado, ou para um trabalho ainda mais profissional utilizar o serviço de empresas especializadas em Mídias Sociais.

03- Minha empresa precisa estar presente em todas as redes sociais?

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O essencial é que a empresa tenha foco, e conheça o objetivo para escolher em quais canais deve estar. Foque primeiramente na rede social em que tem mais a ver com o perfil de sua empresa e do seu público-alvo. Não saia atirando para todos os lados logo de cara.

Conforme as pessoas forem confiando em seu serviço e naquilo que tem para oferecer, comece a expandir para outras redes sociais, desde que elas sejam estratégicas para seu negócio – tendo a ciência de que não basta apenas criar, tem que abastecer a página com conteúdos relevantes e interessantes para seu público.

Falando em postagens, é aconselhável fazer de duas a cinco postagens por dia nas redes sociais, tudo isso por causa dos horários, distribuindo bem os conteúdos fará com que todos os usuários que te seguirem tenham acesso a informação que deseja transmitir naquele dia, intercale os conteúdos entre uma rede social e outra.

VEJA NOSSO CHECKLIST DE PUBLICAÇÕES NAS REDES SOCIAIS

04- Como converter usuários em clientes?

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Não existe um passo a ser seguido para fazer com que seus seguidores virem clientes e te gerem lucros, porém as redes sociais faz com que isso se torne mais fácil já que empresas e clientes constroem um vínculo na rede, e assim é possível entender os hábitos e as necessidades do seu público-alvo, fazer promoções segmentadas e achar soluções criativas para construção de novos produtos. Tudo isso, naturalmente, levará a um aumento nas vendas. Você terá que analisar seu negócio e encontrar um caminho ideal para realizar seu funil de conversão.

05- O que mais deve ser evitado?

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Pressa. Construir relacionamento demanda tempo, cuidado e dedicação. O principal é ter foco, pois fazendo tudo certo e elaborando da maneira correta a probabilidade de algo dar errado é bem pequena e verá como de fato a mídia social ajuda sua empresa a crescer.

Se precisar de ajuda, conte com o Dicas Sociais/Layer Up.

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Co-fundadora e CEO da Layer Up, Agência Digital com foco em Transformação Digital. Graduada em Comunicação Social, MBA em Marketing, com atuações em empresas como Editora Abril, Editora Globo e Cers Cursos Online. É também professora do curso de Inbound Marketing da São Paulo Digital School.
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