Telefone: do monofone ao smartphone, conheça a evolução e a importância do aparelho para as redes sociais

DS27.diadotelefone1

Você sabia que hoje, 10 de março, comemora-se o dia do telefone?

Criado em 1876 pelo escocês Alexandre Graham Bell, o telefone é sem dúvidas o instrumento de comunicação mais utilizado das últimas décadas. Graham Bell desenvolveu o telefone a partir do estudo do telégrafo, com o objetivo de ajudar a comunicação com deficientes auditivos. Por meio de suas pesquisas, conseguiu desenvolver um aparelho que transformava os sons em sinais elétricos, que eram levados à outra extremidade do fio. No entanto, os primeiros aparelhos não permitiam falar e ouvir ao mesmo tempo.

O primeiro telefone do Brasil foi um presente dado a D. Pedro II, em 1877, e sua linha se estendia do palácio de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, até o centro da cidade. Há rumores de que D Pedro II, ao ver o telefone em funcionamento, exclamou: “Meu Deus, isto fala”

A evolução do telefone

DS27.diadotelefone4 

Século XIX

Os primeiros telefones pesavam cerca de 5 kg e eram instalados em extremidades opostas, sistema conhecido como ponta a ponta. Em 1883 foi instalada por Walter Hemsley a primeira estação telefônica na cidade de Santos, em São Paulo, com 75 assinantes. No ano seguinte, em 1884, começaram a funcionar comercialmente os primeiros telefones na cidade de São Paulo, tendo sido nessa época a fundação da companhia Telégrafos Urbanos. A utilização do monofone foi implementada no ano seguinte por Lars Magnus Ericsson, isto é, o acoplamamento em uma peça só do fone do bocal, o que foi considerado uma grande evolução do telefone. Quase 10 anos depois, em 1983,o padre Landell de Moura realiza as primeiras transmissões da voz humana e de sinais telegráficos em telefonia sem fio no mundo.

 Século XX Começam a funcionar comercialmente os primeiros telefones na cidade de São Paulo,

Em 30 de abril de 1922 é instaurada, em Porto Alegre, a primeira central telefônica automática do país. O DDD (discagem direta a distância) foi criado em 1958, e ligou a cidade de Santos à cidade de São Paulo. Em 1972 foi instalado nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo os primeiros telefônicos públicos do país, popularmente conhecidos como “orelhões”. Seis anos depois, em 1978, era instalada, no Japão, a forma de telefonia móvel celular. Somente em 1990 o Brasil começou a utilizar a telefonia móvel, sendo o Rio de Janeiro a primeira cidade a receber o serviço. No ano de 2000 inicia-se no Brasil o acesso à internet via celular, WAP.

Século XXI

Em 2003 a Telefônica lançava comercialmente, fora de sua área original de concessão, as operações do serviço de ligações locais. Finalmente, no ano de 2007 foi lançado o primeiro Iphone, desenvolvido pela Apple, revolucionando a indústria dos Smartphones.

Os Smartphones e as redes sociais

DS27.diadotelefone2

Do século XIX para cá a utilização do telefone sofreu uma baita mudança, não é mesmo? O que será que diria D. Pedro II hoje em dia se visse todas as funcionalidades de um Smartphone de última geração, ou se visse redes sociais como o Whatsapp, por exemplo, que permite a comunicação entre qualquer smartphone, sem precisar telefonar ou utilizar SMS. No mínimo ele diria que era fruto de bruxaria.

De acordo com estudos feitos pela Nielsen Ibop, para os brasileiros, a função principal de um Smartphone é o acesso às redes sociais. A pesquisa ainda revelou que 82% dos brasileiros navegam em redes sociais como Twitter, Facebook, Instagram através de seus Smartphones.

Há quem diga que os Smartphones são o futuro das mídias sociais. Um estudo feito no Reino Unido pela Kinetic revelou que 54% dos jovens entre 18 e 34 anos preferem utilizar seus smartphones para terem acesso às mídias sociais. Ainda, de acordo com dados divulgados pela Comshore, empresa de análise de dados da internet, usuários do Facebook e Twitter passam mais tempo utilizando essas redes sociais através de seus Smartphones do que de seus computadores de mesa ou notebooks. Os usuários que utilizam o Facebook através de seus smartphones passam cerca de 7 horas na rede, sendo 6 horas a média de tempo de usuários que utilizam notebooks ou computadores de mesa para acessarem às redes sociais. Os usuários “remotos” do Twitter passam cerca de 2 horas na rede, enquanto que em computadores de mesa ou notebooks esse tempo cai para 20 minutos. Na questão de gênero, as mulheres utilizam mais os Smartphones para redes sociais do que os homens, segundo uma pesquisa divulgada pela Entrepreneur.

Veja abaixo o “ranking” das redes sociais mais utilizadas em smartphones ao redor do mundo:

1º Facebook

2º Youtube

3º Google +

4º Twitter

5º Skype

6º Whatsapp

7º Instagram

Fontes:

http://www.smartkids.com.br/especiais/evolucao-do-telefone.html

http://tecnnologia.blogspot.com.br/2010/06/evolucao-do-telefone.html

Veja mais sobre redes sociais:

CONTEÚDO: 5 DICAS DE COMO PRODUZI-LO NAS REDES SOCIAIS

GOOGLE: COLOQUE SUA MARCA NO TOPO

FACEBOOK: 7 DICAS DE COMO CRIAR UMA FANPAGE ATRAENTE

Redatora de Mídias Sociais da Layer UP - empresa especializada em Mídias Sociais para empresas.
Ainda não há comentários, seja o primeiro!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *