Dia do Dj: conheça as redes sociais que dão espaço para disponibilizar música

DS14.diainternacionaldodj_Teste2

Nesta segunda feira, 9 de março, é comemorado é dia internacional do Dj. Em 2002, a UNESCO (A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) instituiu a data como forma de promover a doação dos cachês de DJs de todo o mundo para instituições de caridade assistidas pelas fundações “Nordoff Robbins Music Therapy” (que utiliza a musicoterapia para o tratamento de doenças em adultos e crianças) e “World DJ Fund Foundation”.

A origem dos DJs (que é a abreviação de Disc Jockey) teve início na década de 70 com o jamaicano Kool Herc, considerado como fundador e pai” da cultura hip-hop. Foi ele quem começou a misturar dois discos idênticos ao mesmo tempo, o que deu origem a uma técnica chamada “break beat”.

De lá para cá muita coisa mudou – e evoluiu – para estes profissionais, e hoje em dia, muitos deles utilizam as redes sociais para divulgarem e promoverem seu trabalho. Embora ainda não exista uma rede social específica para Djs, algumas são conhecidas por darem espaço e disponibilizarem músicas de todos os tipos. Hey DJ, conheça algumas delas:

MySpace

DS14.diainternacionaldodj_Myspace

O Myspace foi fundado em 2003 pelo americano Tom Anderson, sendo uma das primeiras redes sociais a se popularizar, principalmente nos Estados Unidos. O MySpace foi fundado originalmente para que aspirantes a dj, músicos e bandas independentes mostrassem seus talentos. Com o crescimento da rede social, todo e qualquer tipo de usuário pôde criar sua página no MySpace, divulgando blogs, fotos, vídeos e projetos de todos os tipos de segmentos. O surgimento de outras redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram) fez com que o MySpace perdesse seu valor de mercado e, em 2011, a comShore, empresa de análise de dados da internet, declarou que a rede social chegou a perder 10 milhões de usuários desde sua criação. No entanto, em setembro de 2012, o cantor Justin Timberlake comprou a rede social por US$ 35 milhões, o que fez com que a rede desse um salto em número de usuários, tendo hoje uma estimativa de 35 milhões, dentre eles muitos músicos e artistas.

Reverbnation

DS14.diainternacionaldodj_Reverbnation

 

Voltada totalmente para o mercado musical, o Reverbnation é uma rede social fundada em 2006, permitindo que bandas, músicos, e Djs promovam seu trabalho, além de fornecer um espaço para a divulgação de blogs, fotos, vídeos, álbuns e etc. A rede social possui uma rádio interna com diferentes estilos musicais, e também permite que o usuário se inscreva para participar da divulgação de sua banda ou músico preferido. Estima-se que hoje em dia há mais de 3.5 milhões de usuários e bandas famosas como Living Colour, Nine Inch Nails e Slayer marcando presença na rede social.

SoundCloud

DS14.diainternacionaldodj_SoundCloud

Hey Dj, aposto que essa você já conhece!

Autointitulado como “Youtube para música”, o Soundcloud é uma rede social que permite que os usuários descubram novas músicas e artistas, sendo uma ótima plataforma de divulgação para músicos emergentes.  Ela possibilita que qualquer pessoa envie, grave e compartilhe suas músicas originais, além de disponibilizar ferramentas que permitem com que os usuários sigam outros usuários e adicionem faixas a suas playlists individuais. Da perspectiva do usuário ouvinte, o Soundcloud é também um ótimo serviço pois, além de ser gratuito, não apresenta nenhum anúncio, diferentemente da maioria dos vídeos do youtube e das rádios online, por exemplo. Em dezembro de 2014, o número de usuários no SoundCloud chegou a 175 milhões. Artistas como Kelly Rowland e Beyoncé compartilham constantemente suas músicas na rede social.

Rdio

DS14.diainternacionaldodj_Rdio

Rdio é um serviço de transmissão de músicas online criado pelos fundadores do Skype em Agosto de 2010.  A plataforma possui um acervo de mais de 20 milhões de músicas de todos os estilos, além de também contar com músicas nacionais. O usuário pode montar sua playlist personalizada, e brincar de ser dj, podendo escolher entre ouvir álbuns inteiros ou somente algumas músicas. O serviço também pode ser considerado como uma rede social pois permite que o usuário siga outros usuários (artistas famosos ou seus amigos), além de poder compartilhar sua opinião sobre determinadas músicas, artistas ou álbuns.  O serviço é pago, mas o preço é bem acessível, sendo R$ 14,99 por mês.

Youtube

DS14.diainternacionaldodj_Youtube

Apesar de não ser uma rede social destinada especificamente para música, o Youtube já foi o responsável pela ascensão de muitos músicos e djs que hoje são famosos graças à rede social. De acordo com um estudo feito pelo Digital Marketing Ramblings, mais de um bilhão de pessoas do redor do mundo usam o Youtube e quase 4 bilhões de vídeos são vistos por dia! Outro estudo divulgado pelo website Statistica revelou que 63% da população total dos Estados Unidos utilizam o Youtube especificamente para verem vídeos de música ou ouvirem música. Tais números demonstram a importância do Youtube no cenário musical mundial, tendo sido responsável pela promoção de artistas como Kate Perry, Justin Bieber, Arctic Monkeys e etc 

E não podemos esquecer de dar um FELIZ DIA DO Dj para todos esses profissionais que, além de fazerem música, alegram festas e pistas de dança ao redor do mundo! 

Redatora de Mídias Sociais da Layer UP - empresa especializada em Mídias Sociais para empresas.
Ainda não há comentários, seja o primeiro!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *