Google: Coloque sua marca no topo

Google: Coloque sua marca no topo

Aprenda a escalar o ranking do Google e atrair muitos visitantes para seu site. E não é mágica, é Inbound Marketing.

SEO OTIMIZAÇÃO RANKING GOOGLE

Como diz Bill Gates “O conteúdo é Rei”

Concordo com o Bill Gates, mas adiciono uma “vírgula”: O conteúdo é Rei, mas o Google Analytics é a Rainha.

 

E você sabe que é a mulher quem manda em casa, né? Pois bem. Ter um conteúdo bem escrito, boas fontes, revisão perfeita é importantíssimo, MAS, ter um bom conteúdo desconexo e sem se balizar pelas palavras-chaves estratégicas para o seu negócio, não vai garantir o tráfego que você deseja.

 

Portanto lembre-se: A Rainha é quem manda, e construa seu plano editorial totalmente alinhado com os insights do Google Analytics para deixar seu conteúdo realmente otimizado para os motores de busca, principalmente para o Google.

Dicas de ouro para a edição do texto

Edição para SEO é algo que exige uma estratégica, mas poucos se preocupam com isso. Abaixo uma lista que você pode seguir para otimizar seu conteúdo:

  • Estilizar as palavras-chave em negrito (o famoso BOLD);
  • Usar de palavras-chave no título (H1);
  • Criar níveis de texto: h2, h3, listas…
  • Usar as palavras-chave na meta description e usar no máximo 150 caracteres nesse campo;
  • Utilizar imagens de em alta resolução;
  • Inserir hiperlinks que levem para outra página dentro do site ou blog;
  • Não repetir palavras-chave mais do que uma vez a cada 100 palavras;
  • Trocar links com outros sites de qualidade – os chamados backlinks;
  • Compartilhar o link para seu conteúdo de forma atraente nas redes sociais;
  • Considerar o Google+ a principal rede para a indexação de links e o Facebook a principal rede para “viralização” de links.

 

Otimizar vai além da técnica…

O que falamos até agora já irá melhorar sua posição no ranking e quanto mais o seu site receber acessos, melhor ele será posicionado, logo trata-se de um crescimento exponencial cujo o principal agente é o seu público. Então, tenha ele sempre em mente, suas necessidades e desejos.

Transforme seus posts em uma experiência agradável e procure criar seções para todos os segmentos que interessam para o seu negócio. Por isso otimização vai além da técnica, não se pode criar apenas para os motores do Google, é preciso apaixonar-se pelo seu público, se relacionar com ele, entender seus objetivos.

 

Relacionamento com seu público

Bom, ficou claro as técnicas, temos uma lista para edição e você já entendeu que precisa agradar seu target para escalar o ranking do Google. E agora vamos falar algo extremamente óbvio, mas FUNDAMENTAL para isso. Você terá que ter um excelente gerenciamento de mídias sociais.

 

E quando eu digo “excelente”, não significa postar qualquer coisa bonitinha nas suas redes, não. Significa que irá criar um ponto de contato de via dupla com seus clientes. Irá passar as informações que deseja, oferecer conteúdo que eles desejam e ouvir o que eles dizem. Compartilhar as publicações no Facebook, Twitter, Linkedin, Google+ entre outras redes sociais é fundamental, e interagir com sua audiência é ainda mais importante.

 

Não caia em pegadinhas

Você é “novato” em otimização de sites e está aprofundando seu conhecimento, então aqui fica uma dica de quem já quebrou um pouco a cara até conseguir dominar bem o assunto: você irá encontrar alguns mitos sobre a otimização.

 

Veja bem, os motores de busca do Google mudam anualmente uma ou outra regra para qualificar os sites, e algumas pessoas ficam muito defasadas no assunto, não ajustam sua estratégia e passam a informação a diante de forma totalmente equivocada. Logo, “essas pessoas” reclamam que a otimização para os resultados de busca não funciona, já que seguem recomendações ultrapassadas.

Outra pegadinha é a ambição. Querer estar entre as primeiras posições rapidamente e buscar soluções nada ortodoxas para atingir seu objetivo vai lhe render um efeito completamente negativo. É importante que saiba que existem oportunistas que vendem soluções mágicas, mas como disse no primeiro parágrafo, não tente usar mágica, use essas regras de Inbound marketing. As técnicas oferecidas pelos charlatões são proibidas na otimização, e quando usadas podem causar penalizações e até mesmo o banimento do site no motor de busca. São as chamadas Black Hat SEO e o seu site deve ficar longe delas.

Não adianta tentar ser espertão e achar que consegue “enganar” os robôs que fazem a varredura dos sites. Existe muita tecnologia, dinheiro e critério no sistema de busca, e o Google é impiedoso, a ponto de penalizar um site do próprio grupo. Leia aqui sobre a penalidade que o Chrome sofre.

 

Com essas dicas já é possível aumentar o tráfego de seu site e deixar o conteúdo otimizado. Mas se deseja um resultado realmente profissional é muito importante que você procure por uma agência capacitada em otimização de sites e produção de conteúdo com formatação adequada para o SEO.

Conquistando um bom posicionamento no ranking do Google, o seu negócio terá mais visibilidade, podendo superar seus principais concorrentes.

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Co-fundadora e CEO da Layer Up, Agência Digital com foco em Transformação Digital. Graduada em Comunicação Social, MBA em Marketing, com atuações em empresas como Editora Abril, Editora Globo e Cers Cursos Online. É também professora do curso de Inbound Marketing da São Paulo Digital School.
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