Google+: a rede social que pode elevar o SEO da sua empresa. Como criar e gerenciar uma página corporativa na rede social!

GOOGLE+: A REDE SOCIAL QUE PODE ELEVAR O SEO DA SUA EMPRESA.

Google+

É verdade que a maioria das pessoas acredita que o Google+ é uma rede social fantasma e que já deveria ter sido encerrada – e enterrada – há muito tempo.  O que muitos desconhecem, no entanto, é que investir em uma página corporativa no Google+ pode melhorar consideravelmente a exposição da sua marca ou produto nos rankings de busca do Google, principalmente para uma empresa de pequeno ou médio porte. A razão disso é muito simples: Se o Google + é do Google, para quem você acha que ele vai puxar “sardinha”?

Com os algorítmicos dos mecanismos de pesquisa em constante evolução e cada vez mais interligados com as mídias sociais, o Google tem ficado cada vez mais criterioso em relação à posição de marcas e produtos nos buscadores, e, pelo que parece, quem está no Google+ já sai na frente de muito gente.

Todo conteúdo publicado no Google+ é cuidadosamente avaliado pelo Google, o que aumenta muito as chances de ele considerar este conteúdo relevante ou de qualidade e, dessa forma, elevar a posição daquela marca ou produto nos resultados de pesquisa. Além disso, o Google+ implementou recentemente a utilização de hashtags nas publicações, o que possibilita que aquele conteúdo seja facilmente encontrado nos resultados de pesquisa.

google

O Google+ também permite que o usuário vincule seu site à página corporativa da rede social, gerando ainda mais exposição de sua marca ou produto nos resultados de pesquisa. Outra vantagem do Google+ é a integração com outras plataformas, como o Youtube ou o Gmail. Se você criar um canal no Youtube você automaticamente terá uma conta no Google+, afinal, o Youtube pertence também ao todo poderoso Google. Mas calma, isso pode ser bom para a sua empresa, já que ser dono de muitos perfis ou canais em redes sociais do Google pode fazer com que aumente a confiança dele em relação ao seu produto, e consequentemente, a posição de sua marca nos buscadores. Se publicados conjuntamente com o Google+, os vídeos no Youtube receberão mais destaque em ambas as redes sociais.

O que você está esperando para criar já seu perfil corporativo no Google+? Se for um passo a passo de como fazer isso, aí vão 4 deles:

google+1

Passo 1 – Criando o perfil

Primeiro, acesse o link: www.googleplus.com. Para quem não sabe, o Google+ também é conhecido como Google Plus.  Clique no link “Google+ para empresas”, na parte inferior da tela, lado direito. Depois, vá em “Criar uma página no Google+” e “Criar uma nova conta”. Preencha o formulário com seus dados e crie um login e uma senha. Atenção: o espaço “Escolha seu nome de usuário” será um e-mail com domínio do Gmail que o Google disponibilizará para que você gerencie sua conta. É importante que ele contenha o nome da sua empresa.

Passo 2- Classificando sua empresa

Você precisará escolher dentre algumas categorias para determinar o segmento da sua empresa. Se por acaso sua empresa não se enquadrar em nenhuma das categorias ou subcategorias, não se desespere! Você poderá listá-la na aba “Outros”.

Passo 3- Preenchendo as informações

As primeiras informações que o Google+ exige são a sua Tagline (pequena frase que define sua empresa) e a foto de perfil. Sua Tagline aparecerá logo abaixo da foto, então tente criar algo sucinto e marcante! A foto do perfil deve ser uma que permita que as pessoas reconheçam facilmente sua empresa e, caso você já tenha uma em outras redes sociais, utilize a mesma. No campo descrição, inclua informações relevantes sobre sua empresa. É importante saber que os 50 primeiros caracteres da descrição de sua empresa aparecerão nos resultados de pesquisa do Google+, então capriche!

Passo 4- Linkando

Uma das vantagens do Google + é o fato de poder “linkar” seu website, blog ou até mesmo outras redes sociais. Você poderá criar uma lista em ordem de importância e ainda dividir os produtos do seu site de acordo com critérios estabelecidos por você!

Agora que você já sabe como criar uma página corporativa no Google+, confira algumas dicas importantes para gerenciar seu página e alavancar seu negócio!

  • Utilize Hashtags em seus posts, mas saiba que se o Google+ achar o conteúdo relevante, ele mesmo se encarregará de colocá-las automaticamente, por isso é importante utilizar palavras-chave no post.
  • Incentive seus clientes no Google+ a comentarem e avaliarem seus produtos e serviços. Quanto mais avaliação, mais engajamento sua página recebe, o que aumenta a posição de sua marca no ranking de pesquisa do Google.
  • Ao contrário do Facebook, o Google+ permite que os usuários publiquem Gifs animados. Se você acha que isso irá agradar seu público-alvo, invista em Gifs.
  • Mantenha sua página sempre atualizada e adicione pessoas ou páginas que “agreguem valor” a seus círculos. É importante comentar e avaliar outras páginas ou produtos, pois assim as chances de eles retribuírem é maior. Lembre-se: o Google adora engajamento e interação. Quanto mais engajada sua empresa for, mais chances ela terá de subir na posição dos buscadores.

Não se esqueça, se tiver alguma dúvida, estamos sempre à disposição!

Veja mais publicações do dicas sociais:

COMO AUMENTAR OS SEGUIDORES NO TWITTER DE SUA EMPRESA EM APENAS 5 PASSOS

QUAL A IMPORTÂNCIA DAS REDES SOCIAIS PARA SUA EMPRESA?

CHECKLIST PARA MÍDIA SOCIAL 

Co-fundadora e CEO da Layer Up, Agência Digital com foco em Transformação Digital. Graduada em Comunicação Social, MBA em Marketing, com atuações em empresas como Editora Abril, Editora Globo e Cers Cursos Online. É também professora do curso de Inbound Marketing da São Paulo Digital School.
Ainda não há comentários, seja o primeiro!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *