Sac 2.0: A importância em saber o que seus seguidores dizem sobre sua empresa

negociação

Um dos maiores problemas que as empresas encontram ao entrar no mundo da mídia social é a forma como vão criar uma relação constante com seus seguidores, abastecendo-os com informações e conteúdos relevantes e de qualidade. Essa dúvida deve sim ser levada em consideração, mas existe um método muito prático de respondê-la.

Já parou para ouvir o que os seguidores dizem sobre sua empresa? Ou melhor, já se utilizou disso para criar conteúdos que realmente interessam a eles? Os usuários comentam e produzem espontaneamente para pessoas conteúdos sobre quem somos e como eles nos veem, sem que você pague nada nem desenvolva nenhuma ação direta para isso.

atendente2

Um dos principais motivos para levar isso em consideração é o fato de que outras pessoas são mais confiáveis falando sobre sua empresa do que você mesmo. Por exemplo, um seguidor decide acessar sua página na internet disposto a comprar algo, porém, ao abrir a página se depara com outros usuários mostrando suas frustrações sobre a marca, neste caso, não importa se está vendendo bem o seu peixe, esse seguidor já pensará duas vezes se deve realizar a compra ou não.

Veja, dar um retorno para cada comentário, além de trazer credibilidade para sua empresa, fortalece a relação com seus clientes, e gera mais confiança no seu futuro cliente, que “nesse momento” estará pesquisando sobre sua empresa.

atendentes2

Quais outros benefícios que ouvir os meus seguidores pode trazer para minha empresa?

Quando seus clientes ganham voz e são ouvidos pela empresa isso faz com que os usuários se sintam mais a vontade, eles se identificam por saber que aquela marca se esforça para entender o que se passa com eles.

Conteúdos compartilhados por usuários permite que eles se pronunciem, compartilhem os interesses em comum, chama a atenção de outras pessoas para seus serviços e produtos.

Veja abaixo alguns dos outros benefícios que ouvir o que seus seguidores dizem sobre sua empresa e gerar conteúdos na mídia social pode trazer para sua marca:

duvidadocliente

– Variados pontos de vista: não é porque as pessoas seguem tua empresa que elas têm interesses em comum, cada pessoa é diferente uma da outra e passam por momentos únicos. Com isso é possível ter uma análise mais completa de como sua empresa é vista, já que saberá de todos os pontos de vista que as pessoas têm para com ela.

Vamos usar um exemplo para deixar isso mais claro, você compartilhou em sua rede social um conteúdo sobre como sua empresa se utilizou de determinadas táticas. Nos comentários outras pessoas podem dizer como se utilizaram desta mesma tática, mas em ocasiões diferentes.

– Aumente sua audiência: dando voz ao seu público nas redes sociais você consegue mapear melhor o que dizem, quais os assuntos publicados pela sua empresa que mais chama a atenção deles, aqueles em que eles não se importam muito, fora outros fatores que faz você entender melhor seu público e o que eles procuram ali.

planejamento3

– Conteúdos compartilhados pelos usuários: quando você passa a ouvir mais seus seguidores e em algumas ocasiões destaca algum comentário ou postagem faz com que a pessoa se sinta importante para a empresa, levando a crer que sua opinião é ouvida e valorizada. Isso tende a fazer o seguidor a compartilhar sobre aquilo para que as demais pessoas vejam, o que aumenta sua visibilidade na mídia social.

atendente

– Poupa seu dinheiro: como já foi dito anteriormente, dar espaço para seus seguidores faz com que você economize dinheiro, pois uma vez em que suas publicações sejam reconhecidas e comentadas, a tendência é de que isso atraia mais pessoas.

entrega

Caso esteja querendo iniciar uma estratégia assim, pense em criar algum tipo de concurso, algo que faça o usuário se comunicar diretamente com sua empresa e começar a criar um vínculo de relacionamento.

Em resumo, toda opinião deve ser ouvida e avaliada, porque não fazer com que essa comunicação com seu cliente ajude a alavancar seus negócios, manter e atrair mais clientes, dando voz, espaço e liberdade a eles para entrarem em contato com sua marca?

Quer implementar o SAC 2.0 nas suas redes, e gerar conteúdo de qualidade? Fale conosco!

Co-fundadora e CEO da Layer Up, Agência Digital com foco em Transformação Digital. Graduada em Comunicação Social, MBA em Marketing, com atuações em empresas como Editora Abril, Editora Globo e Cers Cursos Online. É também professora do curso de Inbound Marketing da São Paulo Digital School.
Ainda não há comentários, seja o primeiro!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *