Facebook: Messenger para negócios, nova plataforma e transferência de dinheiro!

Businesses on Messenger

O relacionamento entre Facebook e empresas tem se desenvolvido bastante ao longo dos anos, principalmente devido ao alto faturamento da rede social em decorrência da publicidade. Para estreitar ainda mais esse laço, o Facebook está planejando revolucionar o cenário atual do e-commerce.

fb-messenger2

Nesta última quarta-feira, 25/03, o Facebook anunciou o lançamento de um serviço chamado “Businesses on Messenger”, que permitirá que as empresas interajam individualmente com os clientes, possibilitando assim que os consumidores recebam, de maneira instantânea, notificações de encomenda e rastreamento dos produtos adquiridos, além de também permitir a compra direta de produtos através do aplicativo.

Apesar de ainda ser cedo para dizer, o “Businesses on Messenger” tem grandes chances de ser o “bilhete de entrada” do Facebook para o mundo do comércio virtual, podendo ainda ser um divisor de águas para a estrutura do e-commerce atual. O messenger do Facebook tem hoje 600 milhões de usuários ativos, e com a da nova ferramenta de negócio, espera-se aumentar consideravelmente esse número.

fb-messenger-4

O vice-presidente sênior de marketing da Zulily, uma das duas únicas empresas que já aceitou participar desta parceria de negócio com o Facebook, declarou em uma reportagem à revista Forbes que seus clientes são grandes defensores de sua marca, e que através deste novo aplicativo a empresa poderá estabelecer uma conexão mais pessoal com cada cliente. Ele ainda disse que a empresa está animada em ser uma das primeiras varejistas online a utilizar o “Businesses on Messenger”, principalmente porque a maioria dos pedidos da empresa é feito através de smartphones.

O supervisor geral do Messenger do Facebook, David Marcus, disse também à reportagem da Forbes que, atualmente, a estrutura do e-commerce é pouco prática, e que o processo de compra online por vezes se torna uma grande “via sacra”, gerando um grande número de e-mails e cliques desnecessários. “Isso causa um enorme inconveniente em computadores de mesa e principalmente em smartphones” afirmou ele.

Marcus então disse que, comprando um produto através do “Businesses on Messenger”, da rede varejista Everlane, por exemplo, (uma das empresas que também topou a parceria com o Facebook), o cliente poderá alterar e rastrear seu pedido, receber o recibo ou confirmação de pagamento, tirar qualquer dúvida a respeito do produto e muito mais, tudo isso sem sair do Facebook.

Há também rumores de que o a rede social não ficará com nenhuma porcentagem do valor das compras, e que o serviço é por enquanto totalmente gratuito para as empresas.

Ainda não é certo quando este serviço estará disponível para todas as empresas, (o Facebook está atualmente “prospectando” mais empresas para a parceria) e pode levar meses até que as empresas Zulily e Everlane possam usufruir totalmente de todas as funcionalidades do “Businesses on Messenger”. De qualquer forma, é sem dúvidas um grande passo para uma mudança na maneira de como as pessoas adquirem produtos online, e nesse mercado ultra competitivo, onde as empresas fazem qualquer coisa para conseguirem mais clientes, a integração com o Messenger pode ser realmente uma benção para os negócios.

Messenger Platform

fb-messenger6

O “Businesses on Messenger” faz parte de um serviço chamado “Messenger  Platform” que também foi anunciado nesta última quarta-feira, dia 25. Este serviço pretende transformar o Messenger em uma plataforma, permitindo que ele se torne independente do Feed de notícias do Facebook. Isso significa que qualquer desenvolvedor poderá criar novas ferramentas para o Messenger, além de permitir que ele seja integrado a outros aplicativos, como a possibilidade de adicionar Gifs animados ou stickers, compartilhar vídeos e áudios gravados na hora e etc.

Inicialmente serão por volta de 40 aplicativos deste tipo, e todos eles poderão ser baixados através do Messenger App Store. Além disso, quando uma pessoa receber um Giff ou vídeo que ela não tenha, poderá instalá-lo facilmente, já que aparecerá um ícone “instalar” ao lado do conteúdo enviado.

fb-messenger

O presidente executivo do Facebook Mark Zuckerberg declarou que o Messenger Platform tornará as conversações dos usuários mais ricas e naturais e irá ajuda-los a se expressarem de maneiras novas.

$$$$$$$ no Messenger

facebook-messenger-7

Dentro dos próximos meses será possível transferir dinheiro aos amigos através do Messenger do Facebook. Os usuários poderão cadastrar um cartão de débito (MasterCard  ou Visa),  nas suas contas do Messenger e enviar o valor que quiserem aos outros usuário do Facebook. Para transferir dinheiro é muito simples, basta iniciar uma conversa no Messenger, clicar no botão $, que aparecerá ao lado da conversa, definir o valor a ser transferido, clicar no ícone “Pay” e selecionar o cartão cuja operação será feita. O dinheiro será transferido imediatamente, mas pode demorar de um a três dias para cair na conta do usuário. O serviço funcionará inicialmente apenas nos Estados Unidos, em desktops e sistemas operacionais Android e IOS.

Gostou desta matéria? Fique por dentro desta e outras dicas e novidades nas redes sociais:

WHATSAPP: A NOVA ARMA SECRETA DAS EMPRESAS

YOUTUBE E E-COMMERCE: UMA UNIÃO QUE PODE SER O COMBUSTÍVEL PARA IMPULSIONAR AS VENDAS!

INSTAGRAM PARA EMPRESAS – COMO USAR?

GOOGLE+: A REDE SOCIAL QUE PODE ELEVAR O SEO DA SUA EMPRESA. COMO CRIAR E GERENCIAR UMA PÁGINA CORPORATIVA NA REDE SOCIAL!

Redatora de Mídias Sociais da Layer UP - empresa especializada em Mídias Sociais para empresas.
Ainda não há comentários, seja o primeiro!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *