WhatsApp: a nova arma secreta das empresas

Fundado em 2009, o WhatsApp é com certeza uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo. Só no Brasil, o número total de usuários chega a 38 milhões. De acordo com dados disponibilizados pelo site DMR- Digital Marketing Rambling, o número de mensagens enviadas diariamente através do aplicativo chega a 30 bilhões, e o número de mensagens recebidas é de 34 bilhões. O recorde de mensagens já enviadas em um único dia foi de 64 bilhões! Impressionante, não? Ainda segundo o site, O número de fotos e mensagens de voz compartilhados diariamente é de 700 milhões e 100 milhões, respectivamente, e o tempo médio que o usuário passa no WhatsApp por semana é de 195 minutos!

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Tais números chamaram a atenção de muitos empresários que estão apostando no WhatsApp como uma poderosa ferramenta de marketing. No entanto, é importante ficar atento: utilizar o aplicativo somente para disseminar propaganda de sua empresa viola os termos de serviços do WhatsApp, uma vez que, segundo consta nos próprios termos de serviço: “A utilização do serviço é permitida somente pra uso pessoal”. Ainda assim, compartilhar imagens, conteúdos de blogs e outras mídias sociais e interagir com os clientes não é considerado como sendo realmente “propaganda”, apesar de ajudar – e muito – nos negócios da empresa.

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Alguns empresários estão usando o WhatsApp para construir uma relação mais direta e pessoal com os clientes. O jornal britânico The Thelegraph fez uma reportagem no início do mês passado e entrevistou alguns empresários a respeito do tema, dentre eles o co-fundador de uma importante joalheria de Londres, Nickolay Piriankov.

Nickolay declarou que não foi exatamente ideia da empresa utilizar o WhatsApp para negócio, mas sim quase uma “imposição” dos clientes. Ele disse ainda que hoje em dia todos os consultores de sua joalheria têm um WhatsApp corporativo em seus telefones de trabalho e que isso aproximou ainda mais os clientes “Através do WhatsApp nós conseguimos garantir que nossos clientes consigam contatar seus consultores 24h por dia, sempre que precisarem”, afirmou ele.

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Uma cliente da joalharia disse que o único meio que ela dispõe para falar com os consultores em horário comercial é através do WhatsApp já que, em seu trabalho, não é permitido fazer ligações e os e-mails são monitorados. A cliente comprou recentemente um anel no valor de £13,000 e a negociação foi toda feita através do aplicativo.

Aqui no Brasil, a ideia de usar o WhatsApp para alavancar os negócios tem cada vez crescido mais. O site G1 http://g1.globo.com/, fez uma reportagem sobre esse novo método de marketing e constatou que muitas lojas brasileiras estão investindo no aplicativo, como é o caso de uma loja de roupas do litoral de São Paulo. A proprietária da loja disse que criou vários grupos para falar diretamente com os clientes, em sua maioria mulheres, e que recebe mais de 50 mensagens por dia, a maioria de perguntas a respeito de numeração de peças de roupa, promoções, e etc.

Se você ainda tem dúvidas de como utilizar o WhatsApp para negócios, aí vão algumas dicas simples:

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1) É importante que você tenha um número de telefone somente para o seu negócio, e nele instalar o aplicativo com o nome da sua empresa.

2) Crie grupos no WhatsApp  e insira seus clientes nele. Para não virar bagunça, o grupo deve ter no máximo uns 30 clientes e, por isso, às vezes será preciso criar vários grupos, dependendo do porte de sua empresa. Você também poderá estabelecer critérios para segmentar seus clientes nos grupos, separando-os por faixa etária, localização, gênero, e etc.

3) Envie para os seus clientes informações sobre seus produtos ou serviços, convites para eventos, compartilhe um conteúdo relevante da página da sua empresa em outra rede social (caso tenha), ou do seu blog corporativo, ou até mesmo algum vídeo ou imagem viral que atraia a atenção dos participantes do grupo. Mas cuidado para não fazer propaganda explícita da sua marca, como divulgar folders publicitários, anúncios, comerciais em vídeos e etc. Além de não ser permitido, como já foi falado antes, isso irá espantar todos os seus clientes e, quando você der conta, só restará você no grupo.

4) Utilize o WhatsApp como um canal de atendimento direito ao cliente, e responda a dúvidas, críticas ou sugestões. Além de aumentar a confiança do cliente pela sua marca, também é uma ótima ferramenta de fidelização.

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5)  Realize sorteios através do WhatsApp, já que com a rapidez e imediatismo com que a mensagem é entregue, eles podem se tornar virais e fazer com que você angarie clientes novos.

6) Peça que seus clientes avaliem seus produtos e enviem sugestões de melhoria. Outra coisa que você também pode fazer – e que os clientes adoram – é o “follow up”, ou seja, perguntar para o cliente que já realizou alguma compra na sua empresa se ele está satisfeito com o produto.

Em caso de dúvidas, estamos sempre à disposição. 

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Co-fundadora e CEO da Layer Up, Agência Digital com foco em Transformação Digital. Graduada em Comunicação Social, MBA em Marketing, com atuações em empresas como Editora Abril, Editora Globo e Cers Cursos Online. É também professora do curso de Inbound Marketing da São Paulo Digital School.
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