Skype para negócios? Entenda como isso é possível

Skype

Lançado em 2003, o Skype é uma rede social que possibilita a comunicação pela internet por meio de conexões de voz, vídeo ou mensagens instantâneas. De acordo com dados disponibilizados  pelo site http://expandedramblings.com/, o Skype tem hoje cerca de 300 milhões de usuários e, por dia, é acessado por 4,9 milhões de usuários ativos! Além de a rede social ser muito usada em desktops, o número de acessos via mobile cresceu consideravelmente de 2013 para cá. O número de instalações do Skype no sistema operacional Android, por exemplo, chega a por volta de 100 milhões!

Embora o Skype não seja a rede social mais adequada para investir em marketing digital, suas inúmeras funcionalidades otimizam as atividades das empresas, o que impacta diretamente no crescimento do negócio.  Você com certeza já deve ter se atrasado ou até mesmo perdido uma reunião importante com um cliente ou fornecedor devido ao transito ou outro imprevisto, não é mesmo? Isso faz parte da vida de muitos empreendedores, mas somente daqueles que ainda não implementaram o Skype como uma ferramenta de trabalho fixa da empresa. Realização de reuniões, videoconferências e entrevistas são algumas das coisas que é possível fazer sem precisar se deslocar a lugar algum, somente através do Skype.

De acordo com uma reportagem feita pelo site G1 http://g1.globo.com/, nos últimos três anos a realização de entrevistas de emprego através do Skype aumentou cerca de 60%.  A Infinity, empresa de recrutamento de profissionais para trabalhar em navios dentro e fora do país, realiza a grande maioria das entrevistas de emprego através do Skype. Segundo ela, o custo é menor, uma vez que não há necessidade de deslocamentos, e também devido ao fato de que as entrevistas podem abranger concorrentes de todas as localidades do país.  Algumas empresas, inclusive, desenvolveram um sistema que integra o Skype a uma plataforma própria, permitindo que a entrevista ou a conferência seja feita cada vez de forma mais prática e eficiente.

entrevistaviaskype

Outro motivo que tem feito muitos empreendedores utilizarem o Skype em seus negócios é a economia. Apesar de disponibilizar alguns planos pagos, o Skype oferece alguns recursos sem qualquer custo. Caso o empreendedor prefira ligar para telefones fixos ou celulares através do Skype, há um serviço bem baratinho chamado “pay-as-you-go” que cobra uma pequena quantia para esse tipo de ligação. Para números internacionais, utilizar o Skype fica sem dúvidas muito mais barato do que utilizar o telefone do escritório.

A questão da facilidade no manuseio do Skype também é algo bastante atrativo para os empreendedores. A rede social tem uma interface tão fácil de usar que qualquer pessoa, independentemente do seu nível de conhecimento técnico, pode aprender a usá-la. Adição de novos contatos, envio de mensagens instantâneas e realização de chamadas de vídeo ou voz podem ser feitos apenas com o clique de um botão. Além disso, é muito fácil de saber se o Skype foi configurado corretamente, uma vez que a ferramenta tem uma série “chamadas de teste”, permitindo que os usuários verifiquem se o seu áudio e microfone estão funcionando corretamente.

A confiabilidade dos serviços do Skype também é um fator de grande importância para as empresas. Enquanto a conexão com a Internet for estável, chamadas de voz, vídeo ou videoconferências não serão “derrubadas”.  Além disso, se a conexão com a Internet está ruim ou instável para qualquer das partes, o Skype irá informar os utilizadores que a chamada poderá “cair” a qualquer momento. Ele também incentiva os usuários a avaliarem a qualidade das chamadas de voz ou vídeo a fim de cada vez mais aprimorar seus serviços.

Confira abaixo algumas maneiras de como utilizar o Skype para aumentar a produtividade da sua empresa:

Chamadas de voz: você apode fazer chamadas gratuitas para clientes ou fornecedores através do Skype, bastando seu computador estar equipado com um microfone e fones de ouvido (ou um telefone Skype).

voicecall

Chamadas de vídeo: reuniões ou entrevistas podem ser feitas através dessa ferramenta sem qualquer custo, precisando apenas de um computador com microfone e webcam.

Skypeparaempresas

Videoconferências: Este recurso, além de evitar o descolamento tanto dos clientes quanto o seu, também economiza tempo e dinheiro para as empresas.   É muito simples iniciar uma videoconferência no Skype: vá à aba “nova conversa em grupo”, e selecione os participantes que você quer inserir na chamada “arrastando-os” até a conversa. Os participantes das videoconferências não precisam necessariamente estar no Skype, bastando incluir seu número de telefone e adicioná-los à chamada.

Skyperparaclientes

Compartilhamento de Tela: Se você já usou um serviço como o WebEx ou Go2Meeting para compartilhar uma apresentação com os participantes remotos, então você vai se surpreender ao saber que agora você pode fazer isso também através do Skype, e de graça. Para fazer isso, basta iniciar uma chamada – com uma única pessoa ou videoconferência  – e, em seguida, ativar o compartilhamento de tela. Uma vez que o compartilhamento de tela é ativado, você pode optar por compartilhar sua tela inteira, ou apenas uma parte dela. Isso pode ser bastante útil caso você tenha outros programas em execução durante a chamada e prefere que os outros participantes não os vejam. Você também pode ativar o compartilhamento de tela ou desligá-lo a qualquer momento que desejar durante a chamada.

videocompartilhado

Compartilhamentos de arquivos: Com esta ferramenta você pode compartilhar arquivos com os clientes em tempo real e resolver imediatamente quaisquer questões que possam surgir através de chamadas de vídeo/voz ou mensagem instantânea.

SKYPE123

Aplicativos: Existem centenas de aplicativos desenvolvidos por terceiros que podem agregar ainda mais recursos ao Skype, como o agendamento de reuniões com antecedência, transcrição o correio de voz, gravação de chamadas e até mesmo opções para integrar o Skype à outros programas, como o Microsoft Outlook.

video

Gostou da matéria? Fique ligado no Dicas Sociais e saiba tudo sobre marketing digital e redes sociais.

E se tiver alguma dúvida, não hesite em nos escrever!

Saiba mais: LINKEDIN: 10 DICAS PARA CRIAR SUA PÁGINA CORPORATIVA

Saiba mais: INSTAGRAM PARA EMPRESAS – COMO USAR?

Saiba mais: QUAL A IMPORTÂNCIA DAS REDES SOCIAIS PARA SUA EMPRESA? 

Saiba mais: YOUTUBE E E-COMMERCE: UMA UNIÃO QUE PODE SER O COMBUSTÍVEL PARA IMPULSIONAR AS VENDAS!

Redatora de Mídias Sociais da Layer UP - empresa especializada em Mídias Sociais para empresas.
Ainda não há comentários, seja o primeiro!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *