Marketing Digital: A Psicologia das Cores

O que as cores dizem sobre a sua marca?

Vocês já repararam que o Facebook, o Linkedin e o Twitter utilizam a cor azul em seus brandings? Será coincidência ou existe uma explicação psicológica por trás disso?

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De acordo com especialistas, o azul é a cor da inteligência, da mente, da comunicação, e quando pensamos em mídias sociais, a primeira coisa que nos vem em mente é comunicação, não é mesmo?

A marca que escolhe o azul como cor principal também transmite a ideia de segurança, confiabilidade e idoneidade. Além disso, pesquisas também demonstraram que o azul é a cor que agrada a maioria das pessoas, sendo considerada a mais popular do mundo.

Como vocês podem ver, a escolha do azul pelo Facebook, Linkedin e Twitter não foi, definitivamente, uma mera coincidência.

A comunidade virtual COLOURlovers reuniu os logotipos das 100 maiores empresas da internet e os separou por grupos de cor. E a liderança ficou com o azul, seguido do vermelho. Veja como ficou o trabalho deles:

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As cores e o Marketing

De acordo com uma pesquisa chamada “Impact of Color in Marketing”, cerca de 90% das primeiras impressões sobre produtos podem ser baseadas somente na cor.

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A pesquisa também revela que para a cor ter um efeito positivo em uma campanha publicitária ou publicação em rede social, ela precisa se adequar àquela marca. Para exemplificar, e levando em consideração o estudo visto antes pela http://www.joehallock.com/, se o produto é relacionado ao setor automobilístico, a cor da chamada que mais se adequará será o vermelho, uma vez que 76% das pessoas entrevistadas associaram esta cor à velocidade. Se, por outro lado, a propagando ou post tiver o objetivo de ressaltar alguma promoção, a cor mais adequada será o laranja, já que a maioria das pessoas associaram essa cor a preços baixos.

Confira abaixo alguns significados das cores para o Marketing:

Vermelho: Frequentemente usado para atrair consumidores impulsivos; cria um senso de urgência e velocidade; usado em restaurantes para aumentar o apetite.

marcas em vermelho

Amarelo: Muito usado em vitrines de lojas; demonstra clareza e cautela; é bom para ressaltar detalhes importantes.

marcas em amarelo

Azul: Bastante utilizado em negócios corporativos; transmite segurança e confiança no produto; está relacionado à água e tranquilidade.

marcas em azul

Laranja: Usado para criar campanhas promocionais e chamadas que levam o público a realizar ações, do tipo: “compre agora” ou  “é por tempo limitado”; associado à marcas alegres, divertidas e amigáveis.

marcas em laranja

Verde: Representa natureza, dinheiro e saúde; utilizado na área de prevenção ambiental.

marcas em verde

TEORIA BÁSICA DAS CORES

Qualquer um que utiliza cores em suas campanhas publicitárias e publicações em mídias sociais precisa saber pelo menos o básico da teoria das cores.

Cores primárias

As cores primárias são as três cores que dão origem a todas as outras cores, sendo elas: vermelho, azul e amarelo. Estas três cores podem ser usadas para criar o próximo nível de cores, as chamas cores secundárias.

Cores secundárias

O roxo, verde e laranja são chamadas de cores secundárias, pois foram criadas através da mistura das cores primárias. Confira as misturas:

  • vermelho + azul = roxo
  • azul + amarelo = verde
  • vermelho + amarelo = laranja

Cores terciárias

As cores terciárias são compostas por uma cor primária e uma cor secundária. Confira alguns exemplos:

  • Amarelo + laranja = amarelo-alaranjado
  • Vermelho + roxo = vermelho-arroxeado
  • Azul + verde = azul-esverdeado
  • Azul + roxo = azul-arroxeado

Cores frias e quentes

As cores quentes são feitas a partir do  laranja, vermelho, amarelo e combinações de todos eles. Como o próprio nome indica, essas cores tendem a nos fazer pensar em luz solar e calor, ou seja, são associadas ao fogo. As cores quentes costumam provocar sentimentos de excitação, dinamismo, vitalidade, movimento e alegria. Já as cores frias são aquelas que têm o azul em suas composições (roxo, verde) e são associadas à agua e frio e produzem sensação de relaxamento e tranquilidade.

PSICOLOGIA DAS CORES

Para o marketing de conteúdo, a cor pode ser o elemento-chave para o sucesso da marca.

A escolha da cor certa pode fazer com que as pessoas vejam a sua marca exatamente da maneira que você quer que elas vejam, sendo considerada por alguns como uma poderosa ferramenta de manipulação. A cor também tem o poder de alterar o significado de uma mensagem, ou até mesmo fazer com que ela seja ignorada, por melhor que seja o conteúdo.

Uma pesquisa feita pelo site http://www.joehallock.com/ solicitou que algumas pessoas associassem algumas palavras às primeiras cores que vinham em sua mente. Confira o resultado:

  • Confiança: a maioria das pessoas escolheu azul (como já foi dito) (34%), seguido por branco (21%) e verde (11%)
  • Segurança: o azul ficou no topo (28%), seguido por preto (16%) e verde (12%)
  • Velocidade: o vermelho foi de longe o favorito (76%)
  • Preços baixos: Laranja saiu na frente (26%), seguido pelo amarelo (22%) e marrom (13%)
  • Alta qualidade: a cor preta foi claramente a vencedora (43%), e depois o azul (20%)
  • Tecnologia: este quase deu empate, com o preto em primeiro (26%) e o azul e o cinza empatados em segundo (ambos com 23%)
  • Confiabilidade: o azul saiu na frente, (43%), seguido pelo preto (24%)
  • Coragem: a maioria escolheu o roxo (29%), depois o vermelho (28%), e por fim o azul (22%)
  • Medo/Terror: o vermelho ficou no topo (41%), seguido pelo preto (38%)
  • Diversão: o laranja foi escolhido pela maioria (28%), seguido pelo amarelo (26%) e depois o roxo (17%)

As cores e o gênero

De acordo com a mesma pesquisa, mulheres e homens tem uma percepção diferente das cores, sendo que:

  • Azul é a cor preferida tanto de mulheres quanto de homens, apesar de a porcentagem de homens ser maior (57%).
  • Os homens costumam gostar menos da marrom do que as mulheres, enquanto as mulheres gostam menos de laranja.
  •  Os homens toleram melhor cores acromáticas (cores neutras)
  •  As mulheres preferem cores que tenham várias tonalidades, ou seja, aquelas que tenham nuances, e os homens gostam mais de cores puras.

O conhecimento dessas informações pode ajudar na hora de criar um post para uma mídia social, por exemplo, desde que você conheça bem seu público-alvo.

Fonte: http://viverdeblog.com/psicologia-das-cores/

http://coschedule.com/blog/color-psychology-marketing/

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Redatora de Mídias Sociais da Layer UP - empresa especializada em Mídias Sociais para empresas.
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