Redes Sociais: Não se desespere ao receber críticas

Ao ler o título deste artigo muitas pessoas podem pensar que é normal que toda empresa se frustre ao receber algum tipo de crítica, sabemos que isso é algo comum de acontecer, pois sempre queremos ouvir apenas elogios sobre o trabalho realizado, mas nem sempre somos capazes disso.

Lembre-se que a crítica faz parte de todo um conjunto de fatores que podem ajudar nossa empresa a evoluir. Confira abaixo alguns dos motivos pelos quais sua empresa não deve desanimar ao receber alguma crítica:

  1. 01.  Más críticas ensinam sua empresa a lidar com as críticas: com toda liberdade hoje em dia que as pessoas tem em expressarem suas opiniões e desgostos através das mídias sociais se tornou comum em algum momento acessar a página de sua empresa e ver um seguidor criticando algum tipo de serviço/produto oferecido por sua empresa. Por mais que o sangue ferva na hora é necessário manter a calma, pois bater boca ou responder grosseiramente um seguidor é extremamente inaceitável.

Conforme as críticas vão surgindo – sim, críticas podem surgir a todo instante – sua empresa vai desenvolvendo habilidades para lidar com elas e responde-las de forma positiva. Ao invés de xingar esse seguidor, tente entender o motivo pelo qual ele não ficou satisfeito e demonstre maneiras para que esse problema seja resolvido.

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  1. 02.  É através das críticas que sua empresa melhora: não faça das críticas um pesadelo que atormenta seu negócio, veja elas como uma forma de conseguir aperfeiçoar seus serviços/produtos, tudo o que está sendo criticado serve como incentivo para que algo seja alterado para melhor, fazendo com que a crítica deixe de existir e satisfaça seu público.

Tenha em mente que todo comentário negativo referente a sua empresa, deixa o seu negócio cada vez mais próximos dos elogios, pois quando existe alguma falha no trabalho errado, sua empresa investirá para que essa situação seja mudada e garanta uma maior eficiência no que está sendo oferecido. Por exemplo, a nova linha de sabonetes de sua empresa não agradou os clientes porque o material utilizado faz com que fiquem pedacinhos de sabão no corpo, logo, sua empresa modificará a fórmula usada para que isso não volte a acontecer.

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  1. 03.  Críticas negativas podem chamar a atenção: quem é que não lembra do sucesso estrondoso que a música ‘Friday’, da Rebecca Black fez no começo dessa década? A música se tornou um sucesso na internet e se espalhou pelo mundo inteiro. As críticas vistas somente detonavam a música, o clipe, a direção, não tinha nada ali que agradava os especialistas no assunto. Mas será mesmo que dentre todas essas pessoas que viram o clipe – que passou da marca dos 150 milhões de views – não gostaram do que viram?

Os comentários negativos podem ter uma enorme repercussão e fazer com que isso deixe sua empresa em evidência, será vista e conhecida por muitos. Caso isso aconteça é fundamental entrar imediatamente com uma campanha de marketing para tirar a imagem negativa que sua empresa está tendo e transformá-la numa forma de atrair novos clientes.

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  1. 04.  Boa reputação surge através das críticas: quando tratamos com educação um cliente que criticou determinado aspecto de sua empresa e soluciona seu problema, isso faz com que seu negócio conquiste a confiança daquela pessoa, através disso é possível conquistar consumidores fieis a sua marca, pois mesmo apresentando algum tipo de problema a sua empresa se dispôs a resolvê-lo da melhor maneira possível. Do mesmo jeito que as pessoas se utilizam dos meios de comunicação para criticar, elas também aproveitam o espaço para elogiar os serviços que foram de seu agrado.

O mais importante é sempre ter a ciência de que falhas e críticas negativas sempre farão parte da nossa vida, mas ao invés de se frustrar, devemos nos manter fortes para supera-las. Pois se no seu trabalho não existe abertura para erros, certamente não existirá abertura para o crescimento de seu negócio.

Teve alguma dúvida? Contate-nos!

Link para ajudar a compreender e evitar críticas e erros nas redes:

OS 7 PECADOS CAPITAIS QUE AS EMPRESAS NÃO DEVEM COMETER NAS REDES SOCIAIS

Co-fundadora e CEO da Layer Up, Agência Digital com foco em Transformação Digital. Graduada em Comunicação Social, MBA em Marketing, com atuações em empresas como Editora Abril, Editora Globo e Cers Cursos Online. É também professora do curso de Inbound Marketing da São Paulo Digital School.
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