Mídia Social: Como criar uma estratégia eficaz para sua empresa

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Para começar, vale lembrar que mídia social não é apenas estar presente nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, etc), mais do que isso, é transformar os usuários dessas redes em potenciais clientes para a sua empresa.

Muitas pessoas ao iniciar esse processo de elaboração de conteúdo para as redes sociais acabam errando em vários aspectos, e se alguma coisa for feita errada faz com que todo o esforço seja em vão e os resultados esperados não sejam alcançados, e na pior das hipóteses tenha efeito contrário.

Quando for criar o plano de marketing para as mídias sociais é necessário saber como realizar isso de forma eficaz sem que fiquem lacunas em sua construção. Uma forma de fazer esse plano de marketing corretamente é se baseando nas perguntas e respostas das questões a seguir:

• O que minha empresa pode esperar da mídia social?

Midiassociais

A resposta para essa pergunta vai variar de acordo com o perfil de sua empresa, a mídia social pode fazer com que você ganhe exposição de seus negócios, interaja com seus clientes de forma direta e mais simples, ou simplesmente para promover seu produto/serviço.

A base para tudo é estabelecer as metas que deseja alcançar, é preciso entender bem o seu público para criar uma página/perfil que possa ter conteúdos relevantes e que agreguem valor para os clientes, um exemplo disso é o fato de usar a rede social para resolver problemas entre a empresa e o consumidor.

• Quem deve administrar o trabalho de mídia social?

É essencial que o profissional que for trabalhar com as mídias sociais de sua empresa entenda sobre marketing e saiba converter redes sociais em clientes e lucros, afinal é isso que toda empresa procura e almeja.

Se a sua empresa for de pequeno porte delegue essa função para algum deles que esteja mais qualificado para o cargo, caso sua empresa seja de grande porte fica mais fácil contratar um profissional especializado, ou até mesmo utilizar o serviço de consultoras e empresas terceirizadas que realizam esse tipo de trabalho.

• Minha empresa precisa estar presente em todas as redes sociais?

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O essencial é que a empresa comece devagar, foque primeiramente na rede social em que acha que tem mais a ver com o perfil de sua empresa, não saia atirando para todos os lados logo de cara, pois isso vai assustar e afugentar seus clientes.

Conforme as pessoas forem confiando em seu serviço e naquilo que tem para oferecer, comece a expandir para outras redes sociais, tendo a ciência de que não basta apenas criar, tem que abastecer a página com conteúdos relevantes e interessantes para seu público.

Falando em postagens, é aconselhável fazer de duas a cinco postagens por dia nas redes sociais, tudo isso por causa dos horários, distribuindo bem os conteúdos fará com que todos os usuários que te seguirem tenham acesso a informação que deseja transmitir naquele dia, intercale os conteúdos entre uma rede social e outra.

• Como converter usuários em clientes?

Não existe um passo a ser seguido para fazer com que seus seguidores virem clientes e te traga lucros, apesar de existir redes sociais que faz com que isso se torne mais fácil, como é o caso do Facebook, que tem uma função voltada apenas para as empresas divulgarem sua marca.

Outra opção é ir se relacionando com o usuário até que ele conheça a sua marca e seus valores e chegue a um link onde pode ser efetuada uma compra, você pode fazer isso através de promoções, sorteios e aquilo que preferir e achar mais adequado para sua empresa.

• O que mais deve ser evitado?

Talvez a resposta que eu vou dar para essa pergunta você possa achar absurda, mas é a verdade, o que se deve evitar é ter um plano de mídia social definitivamente traçado, pois a internet e seus usuários é algo que vive em constante mudança, e você deve estar disposto e preparado para mudar junto com eles caso não queira ficar para trás.

O principal é ter foco, paciência e determinação, pois fazendo tudo certo e elaborando da maneira correta a probabilidade de algo dar errado é bem pequena e verá como de fato a mídia social ajuda sua empresa a crescer.

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Co-fundadora e CEO da Layer Up, Agência Digital com foco em Transformação Digital. Graduada em Comunicação Social, MBA em Marketing, com atuações em empresas como Editora Abril, Editora Globo e Cers Cursos Online. É também professora do curso de Inbound Marketing da São Paulo Digital School.
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