Redes Sociais: Construa um forte relacionamento com os clientes

CONSTRUINDO UM FORTE RELACIONAMENTO NAS REDES SOCIAIS

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Paciência, essa pode ser considerada a palavra chave para qualquer relacionamento, incluindo também o relacionamento nas mídias sociais, bem como disseram Varren Barefoot e Julie Szabo. Com o crescimento dessas mídias, cresce também o número de estímulo que devemos ter para que esse relacionamento seja duradouro e funcione de forma pro-ativa para ambos os lados.

Não importa, seja pelo lado afetivo ou profissional, uma rede é formada dessa maneira, por que então seria diferente para as empresas que desejam investir no meio digital? Por mais que se pareça fácil, criar um bom relacionamento na internet não é um trabalho que se conquista da noite para o dia. O foco deve ser a criação desse relacionamento e como firma-lo para que seja duradouro, muitas das vezes sendo o reflexo daquilo que já existe do lado de fora das telas do computador.

Cada veículo que a sua empresa pode estar deve ser levado em consideração, lembrando que sempre que ali há pessoas, essas pessoas podem ter o perfil adequado para se tornarem clientes do seu negócio, basta saber como trabalhar o início da criação desse relacionamento e o que deve ser levado em conta para que ele se firme.

Deve se começar por onde?

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O início, normalmente, costuma ser o mais difícil, porém não é esse bicho de sete cabeças como você pode estar imaginando que seja, colha o maior número de informações relevantes a fim de provar que sua empresa é confiante, lembrando sempre de convidar as pessoas para que tenha acesso a essas informações.

Sua empresa só fará sucesso na mídia social quando a sua reputação for testada e aprovada por esses clientes, então permita que isso aconteça, é necessário que seu negócio tenha uma identidade própria, marque presença e mostre a que veio, o que se deve também ao conjunto de outros aspectos.

Para que tudo flua bem, é preciso ter em mente a todo momento a seguinte questão: ‘em relação a personalidade da marca, quais são as percepções que os usuários têm sobre minha empresa?’ A forma como será feita a abordagem dessas pessoas é um dos fatores de maior importância, pois enfatiza  conexão entre os indivíduos.

Marca x Consumidor

Os relacionamentos na mídia social – e também fora deles – costumam ser caracterizados pela mesclagem entre intimidade, intencionalidade e proximidade entre dois indivíduos. Ainda falando sobre isso, é capaz de identificar duas formas de interação, a mútua e a reativa:

  • Interação Mútua: acontece através de relações independentes e processos de negociação, cada uma das pessoas envolvidas nesta interação coopera a participa da construção inventiva da relação;
  • Interação Reativa: são aquelas relações bastante limitadas por conta do estímulo que se faz para obter a resposta sobre determinado fator;

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 Todo cuidado é pouco, os usuários gostam e precisam de conteúdos importantes, que interferem positivamente em suas vidas, por isso é descartável a ideia de se usar a mídia social apenas para a divulgação, assim como aconteceu com a empresa Carnival Cruise Lines, que começou a utilizar o Twitter apenas para divulgar promoções.

Resultado: o público da rede social foi se cansando, obrigando a empresa a adotar outra estratégia de abordagem para que não perdesse seguidores, a alternativa encontrada foi utilizar o espaço também para interagir com as pessoas fazendo perguntas. Essa forma é excelente quando se quer contato direto e imediato com os usuários da rede.

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Tenha sempre isso em mente, é fundamental que sua empresa esteja presente nas mídias sociais, da mesma maneira que esse relacionamento flua positivamente e seja vantajoso para ambas as partes, onde a troca de informações e experiências faça com que sua empresa alcance mais usuários, enquanto esses usuários se beneficiam dos elementos positivos que sua empresa leva até eles.

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Co-fundadora e CEO da Layer Up, Agência Digital com foco em Transformação Digital. Graduada em Comunicação Social, MBA em Marketing, com atuações em empresas como Editora Abril, Editora Globo e Cers Cursos Online. É também professora do curso de Inbound Marketing da São Paulo Digital School.
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