B2B ou B2C: Entenda a diferença entre um público e outro
Já estamos carecas de saber que toda comunicação é eficaz quando fala diretamente com o seu público, utilizando técnicas e conteúdos em que despertará o interesse por parte deles em querer acompanhar e se interessar por aquilo que está transmitindo.
”Uma das principais segmentações é saber se o seu negócio é B2B (Businnes to Businnes) ou B2C (Businnes to Consumer)”.
Se você errar nesse segmento, é certeza que todo o conteúdo que desenvolverá depois não terá relevância, pois apesar de serem dois públicos muito presentes no mercado apresentam características completamente distintas uma das outras.

A pergunta que não quer calar é como desenvolver conteúdos relevantes para cada um deles, tanto o termo B2B quanto o B2C já são usados por muitos anos por especialistas e consultores, que já desenvolveram uma enorme variedade de livros e pautas falando sobre este assunto.
”Quando sua empresa é B2B, a principal preocupação é a solução de problemas e como se posicionar no mercado se destacando em relação as outras”.
No B2C, o principal objetivo é criar conteúdos para o entretenimento do público, apenas isso, apesar de terem focos completamente diferentes, tanto o B2B quanto o B2C criam estratégias para melhorar o engajamento do público alvo.

As características principais B2B x B2C
Acima já foi dito um pouco sobre cada um desses públicos, agora sendo mais específico vamos começar pelo B2B. No B2B o produto/serviço pode ser mais complexos, e aqui é necessário encontrar soluções para seus clientes com o máximo de técnica e conhecimento, sendo preciso ir mais fundo, buscar mais fontes de pesquisa para a realização do trabalho.
Os principais formatos do B2B variam entre White papers, webinars e relatórios de pesquisa, a meta da empresa deve ser mostrar para as concorrentes que ela é a melhor no que faz, se mostrar autoridade no serviço em que está realizando para conseguir estabelecer uma liderança de pensamento.
Agora falando um pouco mais do B2C, o serviço pode não parecer tão complexo, mas é tão importante quando o B2B. Aqui deve-se preocupar mais entreter e agradar seu público, de forma em que ele se sinta atraído para interagir com a marca.

Para o B2C é mais fácil encontrar caminhos que cheguem diretamente ao cliente, tudo isso por não precisar ter tanta profundidade, a maioria do público do B2C não tem – e nem querem ter aprofundados estudos sobre o que está sendo falado, querem apenas serem motivados a adquirir o produto/serviço de sua empresa.
B2B e B2C – Foque na ‘dor’ de seus clientes
Essa talvez é a característica que mais une os dois tipos de públicos, por mais que possa ser estranho dizer para ‘focar na dor’ de seus clientes, essa é o principal caminho para obter um saldo positivo no final de suas ações.
Toda comunicação é baseada na dor do consumidor, quanto mais essa dor vai ficando forte, maior são as chances dele estar pronto para adquirir o seu produto/serviço.
”É importante destacar também que através da comunicação deixe claro que promete curar todas as dores deles da melhor maneira possível”.
B2B x B2C nas Redes Sociais
Quando falamos em B2B, a rede social que mais destaca é o Linkedin, enquanto para o B2C o Facebook pode ser a melhor opção, vale lembrar que isso não significa que as demais redes sociais não são importantes para o seu negócio, tudo depende do perfil do seu público, a rede social que eles mais frequentam e as estratégias usadas por sua empresa para chegar até eles.
No relacionamento virtual do B2B tudo é voltado mais para apresentação de dados e números, informações e pesquisas que ajudam seus clientes a tomar decisões, enquanto o B2C trabalha mais com o lado emocional de seus clientes em suas publicações nas redes.

Embora todo o conteúdo apresentado nas redes sociais para o B2B e o B2C sejam diferentes, eles se assemelham no fato de que ambos precisam encantar seu público de forma que os números de seguidores se converta em clientes.
”Tanto o conteúdo para B2B quanto para o B2C é pessoa-pessoa”.
Para terminar, não se esqueça que B2B e B2C, não importa o seu público, o foco deve sempre ser entregar com excelência seus serviços, aproveite o fácil acesso que as pessoas tem às redes sociais e use isso como forma de atrair novos clientes.
Leia também:
CRIE OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS ATRAVÉS DO FACEBOOK
FAÇA PUBLICAÇÕES DE QUALIDADE SEGUINDO APENAS 7 PASSOS
E-MAIL MARKETING E AUTOMAÇÃO DE MARKETING: ENTENDA A DIFERENÇA
Deixe seu comentário sobre esse post =)
Feito por: Layer Up
Vamos manter contato?