E-mail Marketing e Automação de Marketing: Entenda a diferença

E-mail Marketing e Automação de Marketing: Entenda a diferença
E-mail Marketing e Automação de Marketing: Entenda a diferença
E-mail Marketing e Automação de Marketing: Entenda a diferença

Quando o assunto é sobre as mudanças que sua empresa deve adotar em relação as estratégias de marketing para se conseguir bons resultados é comum que fiquemos com um pé atrás, principalmente quando falamos em e-mail marketing e automação de marketing.

 

Afinal, qual a diferença entre um e outro e como saber se sua empresa está preparada para alterná-los? O e-mail marketing é uma ferramenta poderosíssima para uma campanha, porém, implementar a automação dele pode fazer com que traga uma efetivação mais elevada para a estratégia que sua empresa está utilizando.

Por mais que possam se complementar, existem grandes diferenças entre e-mail marketing e automação de marketing.

Por exemplo, um servidor de e-mail só vai permitir que sua empresa faça envios de uma grande quantidade e tenha controle sobre a abertura dele, porém, esses números não são escaláveis a médio e longo prazo. Já com a automação de marketing se torna possível à acessibilidade de outros recursos, tais como: analytics, múltiplas etapas, lead scoring, dentre outras.

 

Com o uso somente do e-mail marketing, os obstáculos vão crescer conforme maiores são os resultados, tudo isso porque existem fatores que possam influenciar na eficácia do e-mail marketing.

 

 

Porque apenas e-mail marketing não é o suficiente?

Um dos maiores problemas enfrentados por quem faz e-mail marketing é que trata-se de um serviço onde consome muito o tempo, pois é preciso fazer manualmente diversas atividades relacionadas para que esses e-mails cheguem diretamente nos clientes potenciais e atinja o máximo deles na hora mais propícia.

 

Se trabalhar junto com a automação de marketing esse tempo certamente será diminuído, o que deixará sua empresa com mais tempo livre para criar campanhas que possam gerar novos leads, qualificar os já existentes enquanto os resultados efetivados vão sendo garantidos.

 

Seu time de vendas não irá crescer apenas com o e-mail marketing funcionando sozinho, tudo porque não é a função do e-mail marketing gerar novos leads, pois a única coisa em que conseguirá acompanhar logo após o envio dos e-mails são as taxas de abertura do mesmo, sendo que sua equipe de vendas poderá perder tempo e atingir baixos resultados se for atrás desses leads, pois eles podem não estar preparados para adquirir o produto/serviço oferecido.

”Com a automação de marketing é possível fazer atribuições de pontos de acordo com o nível de educação dos leads”.

 

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Em algumas empresas é possível encontrar uma grande base de leads, porém, sem conseguir atingir todos eles, pois não há nada criado para engaja-los.

 

Mesmo que o e-mail marketing seja disparado você não terá noção de quando será lido e se aquele momento de abertura de e-mail é o mais propicio para que o conteúdo dele atraia o leitor.

 

Através da automação de marketing é possível criar geração de fluxo de nutrição, o que vai permitir com que sua empresa segmente o banco de dados e leve esses clientes em seu funil, tudo isso sempre gerando campanhas automatizadas para que mantenha seus leads engajados.

 

 Como saber se minha empresa está realmente preparada para automação de marketing?

 

Essa é uma dúvida muito comum, porém basta olhar em suas práticas de comércio e organização para que seja feito um balanço se a automação de marketing é ideal para sua empresa ou não.

 

Leve em consideração os tópicos a seguir, se a sua empresa se encaixar na maioria deles não tenha medo de investir nessa ferramenta:

  • Dura mais de uma semana o processo de compra do cliente;
  • Os resultados obtidos somente com e-mails não estão sendo satisfatórios;
  • Sente a necessidade de mandar mensagens diferentes para públicos distintos;
  • Descobrir dentre as campanhas realizadas qual tem o melhor desempenho;
  • Estar na dúvida se deve ou não investir mais em marketing;

 

Após esses pontos citados é que você terá uma noção básica se realmente sua empresa precisa adquirir a automação de marketing, não esqueça de que todo investimento feito não é dinheiro gasto, mas sim algo que lhe trará muito mais lucro e satisfação no futuro, obtendo os resultados esperados.

Quer saber mais sobre E-mail Marketing:

A IMPORTÂNCIA DE UM BOM E-MAIL MARKETING PARA SUA EMPRESA

INBOUND MARKETING: SAIBA POR QUE ELE É O MARKETING DO FUTURO E APRENDA COMO UTILIZÁ-LO

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Feito por: Layer Up

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Co-fundadora e CEO da Layer Up, Agência Digital com foco em Transformação Digital. Graduada em Comunicação Social, MBA em Marketing, com atuações em empresas como Editora Abril, Editora Globo e Cers Cursos Online. É também professora do curso de Inbound Marketing da São Paulo Digital School.
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