
O Facebook se tornou uma grande potência na internet, e atualmente é a maior rede social do mundo. É raro encontrar um país em que essa rede social não tenha dominado o mercado. E isso pode ser ótimo para você. Isso mesmo, você também pode usar o Facebook para gerar mais negócios para sua empresa!
Você deve estar se perguntando agora: “Como posso alavancar meu negócio com o Facebook?”. Bom, existem várias formas, e tudo graças as ferramentas e funcionalidades de segmentação de público que a própria rede social oferece. Através dessas ferramentas é possível divulgar seus produtos e serviços, lançar promoções, criar grupos para conhecer melhor seu público-alvo e até criar enquetes para entender o que seu cliente espera da sua empresa.
As alternativas, como pode ver, são várias, mas antes de sair “atirando” para todos os lados lembre-se que não é possível criar uma ação de marketing que seja realmente eficiente sem antes PLANEJAR. Tudo começa definindo exatamente quais são seus objetivos e suas metas. Depois, tenha claro quem é seu público, onde estão, qual a faixa etária, seus interesses e também qual a melhor maneira de falar com eles, ou seja, qual o TOM que vai imprimir na sua comunicação.

Pronto, depois disso você está pronto para começar a expor sua marca no Facebook. E agora sim posso detalhar as ferramentas disponíveis.
Fanpage: Se você tem uma conta no Facebook deve curtir muitas fanpages – ou seja – páginas de negócios de outras empresas ou então sobre algum artista, programa de TV ou aquelas voltadas mais para o humor, certo?
Um fã é como um “novo amigo”. As pessoas curtem uma página de negócios pois querem saber mais sobre aquela empresa. Não, elas não querem mais publicidade e um bombardeio de informações sobre produtos e promoções. Aqui vale uma regra muito fácil de decorar, chamada “80/20”. Isso significa que 80% do seu conteúdo DEVE servir para se RELACIONAR com seus fãs. Passar informações, divulgar uma conquista, agradecer e entreter com posts que gerem INTERESSE. E 20% das suas publicações podem ser “publicidade” – ou seja, está liberado falar do seu produto sim, desde que entenda que seu fã não é só mais um cliente, e sim um novo amigo. Converse com ele primeiro, depois tente fechar um novo negócio.
Uma das maiores vantagens das fanpages é o fato de que com ela você consegue acompanhar detalhadamente sua VISIBILIDADE e ENGAJAMENTO. E se essas palavras ainda não são muito familiares para você, fique calmo e continue acompanhando esse Blog, dessa forma em breve estará craque no assunto.
Facebook Ads: Digamos que agora você já tenha uma fanpage, esteja produzindo conteúdo relevante para seu público e criando um relacionamento com toda a base de fãs. Muito bem, chegou a hora de expandir, encontrar novos potenciais clientes e divulgar sua empresa de forma mais eficaz. Para isso existe do Facebook Ads.
Trata-se de uma ferramenta para criar anúncios, onde além de seus fãs, você conseguirá impactar seu público-alvo. Isso é, pessoas que ainda não conhecem sua marca, mas tem o perfil similar a sua base de fãs, e portanto pode ser um cliente em potencial.
Se ainda não conhece o Facebook Ads, eu te adianto que diferente da fanpage, a ferramenta de divulgação de anúncios é paga. Mas – olha só – é você quem decide o quanto está disposto a investir. Claro, quanto maior o investimento, maior o alcance (mais pessoas irá ver seu anúncio).
Essa ferramenta ajuda você a divulgar sua fanpage e atrair mais fãs, permite que mais pessoas conheçam sua marca – aumentando sua visibilidade, permite que você divulgue as publicações mais importantes da sua empresa com o impulsionamento de posts – aumentando o engajamento dos seus fãs na publicação impulsionada.

Enfim, você atrai novos clientes e fideliza os que já possui.
Grupos: abertos, privados ou secretos, todo mundo também deve fazer parte de algum grupo do Facebook, o ponto que vale ser destacado é que através dos grupos você consegue ter um controle maior de quem tem acesso ao que está anunciando, basta coloca-lo como ‘privado’ para que a pessoa que deseja participar do grupo precise de sua autorização.
O fato é que não importa a maneira em que vai se fazer presente na rede social, através do Facebook você é capaz sim de ganhar dinheiro, mas como já foi dito antes, é preciso muito foco, determinação e esforço, além de ter a consciência de que é preciso também saber o que deseja anunciar e a melhor forma para se fazer isso.
Muitas pessoas já se utilizam deste meio para trabalhar, o mundo avança com suas tecnologias, e temos que todos os dias estarmos preparados para avançarmos com ele… Ou ficaremos para trás!
Deixe seu comentário sobre esse post =)
Feito por: Layer Up
Vamos manter contato?