Linkedin: Otimize a Página da sua empresa

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Não é novidade para ninguém que o LinkedIn é um ótimo espaço para sua empresa estar, pois lá estão reunidos profissionais e possíveis clientes que podem ter tudo a ver com o perfil de sua empresa. Mas não basta somente você ir atrás dessas pessoas, é importante também que elas venham procurar por sua empresa, porém, já parou para pensar como é feito o processo para que seu negócio apareça bem nas buscas realizadas na rede social?

Para isso será preciso entender alguns processos e realizar alguns passos que são fundamentais para que sua empresa sempre esteja entre as primeiras posições nos mecanismos de buscas do LinkedIn quando pesquisarem por sua expertise, uma boa maneira de fazer isso é através das estratégias de SMO e SEO voltadas para a mídia social.

Primeiramente, o passo mais importante é ter foco, ou seja, escolher uma palavra chave que defina sua empresa, o seu objetivo, em função de que ela funciona. Por exemplo, se a sua empresa presta serviços de marketing digital, então seu foco, a sua palavra chave deve ser ‘Empresa de Marketing Digital’, simples e objetivo assim. No LinkedIn é importante se definir bem através de uma única palavra.

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Otimizando o Perfil

Após a definição da palavra chave, chegou a hora de espalha-la por lugares estratégicos dentro da rede social, para isso é fundamental que siga alguns passos, tais como:

  1. 01.  O Perfil deve estar completo

É necessário que para o perfil de sua empresa ser bem visto ele precisa estar todo preenchido, com todas as informações fundamentais para que os usuários tenham acesso a tudo o que foi escrito. Vá completando o perfil até que ele se torne um ‘perfil campeão’. Você pode descobrir a força de seu perfil clicando na aba ‘Perfil’, logo em seguida verá do lado direito, um pouco abaixo a força do perfil.

  1. 02.  Selecione uma boa imagem de perfil

A dica mais simples de todas, mas que tem seu valor, imagem é o que chama atenção visualmente, é o que mais se destaca em meio a tantas palavras, por isso utilize uma boa imagem de perfil, caso seja do logotipo de sua empresa, tente, por exemplo, adequá-lo as datas comemorativas, mostrando que sua empresa está sempre atualizada e antenada em tudo o que acontece.

  1. 03.  Faça a otimização de seu título

Aqui é uma etapa importante da otimização para que as outras pessoas encontrem sua empresa ao pesquisar pelo que definiu lá em cima, no título coloque sempre a palavra chave, sempre que tiver a oportunidade, a use, mas sem exageros, tenha o bom senso, pois ao utilizar demais a palavra chave ela vai perdendo sua força e podem achar sua empresa inconveniente, ou pior, forçando a barra.

  1. 04.  Não se esqueça de personalizar a URL do perfil

Uma URL personalizada já faz toda a diferença, além de ser única para sua empresa, é mais fácil de ser digitada e encontrada, vai que alguém decida digitar qualquer URL sobre o assunto que procura e abre o perfil de sua empresa? Por isso, como já foi dito, a palavra chave deve ser o mais objetivo possível. No link a seguir você encontra maneiras de personalizar a URL do perfil: http://help.linkedin.com/app/answers/detail/a_id/87

  1. 05.  Resumo Profissional

Esse espaço é onde sua empresa pode “vender seu peixe”, mas claro, usando uma linguagem apropriada e sem gírias. Aqui é o lugar certo para colocar os cases de maior sucesso, qual é o objetivo de sua empresa, o método de trabalho utilizado, dentre outras informações importantes. O uso da palavra é importante também, mas uma vez ou outra, mais uma vez vale destacar o fato de que é um erro utilizar a palavra chave o tempo todo.

  1. 06.  Competências e Especialidades

Esta pode ser considerada a etapa mais fácil – desde que sua empresa saiba bem onde atua e quais suas características -, pois nesta categoria irá selecionar várias especialidades, a palavra chave escolhida por ser uma delas. Selecione no mínimo cinco delas.

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Por se tratar de uma rede social, sua empresa vai precisar se socializar para que as chances de aparecer nos mecanismos de buscas aumentem, algumas coisas triviais que devem ser feitas é ter pelo menos 50 conexões (como são chamados os ‘amigos’ no LinkedIn) e também no mínimo 5 indicações (peça para funcionários, clientes mais próximos, etc. ).

Os grupos é um outro meio de se socializar na rede, claro, lembrando que esses grupos devem ter os mesmos interesses que sua empresa. Usando todas essas dicas não terá como fazer feio no LinkedIn, sua empresa logo se tornará referência na rede social e você verá que todo esforço e desempenho valerá a pena.

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Co-fundadora e CEO da Layer Up, Agência Digital com foco em Transformação Digital. Graduada em Comunicação Social, MBA em Marketing, com atuações em empresas como Editora Abril, Editora Globo e Cers Cursos Online. É também professora do curso de Inbound Marketing da São Paulo Digital School.
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