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Inbound Marketing: O que é e como funciona?
14/07/2015 | POR

Inbound-Marketing

Muito se fala em Inbound Marketing ou então Marketing de Atração – traduzido para o português – hoje, em resumo vamos esclarecer as dúvidas que cercam a esse assunto tais como: o que é, pra que existe e qual é a melhor maneira de utilizá-lo dentro de sua empresa. Para você poder aplicar este método na sua empresa de forma eficaz, é preciso desenvolver um planejamento e entender melhor como ele é aplicado.

Se você quer se aprofundar neste estudo, o Dicas Sociais indica:

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Inbound Marketing nada mais é do que uma divulgação online realizada pela sua empresa, onde se promove através de vídeos, e-books, newsletters, podcast, blogs e muitas outras opções fornecidas pelo marketing de conteúdo.

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O que diferencia o marketing de atração das demais estratégias usadas, conhecidas como tradicionais, para conseguir atrair o cliente são os meios em que ele está inserido.  A divulgação tradicional acontece através de flyers, telemarketing, televisão e todos os outros veículos de comunicação que você já deve conhecer.

O foco do Inbound Marketing não é correr atrás de clientes, mas sim melhorar a sua empresa de forma em que esses clientes corram atrás de você.  Neste mercado em que o marketing de atração está inserido, é muito comum dizer que essa estratégia não compra atenção do cliente, mas sim, gera publicações relevantes e com grande importância para os seguidores, de forma em que ao procurar por esses assuntos, eles acabem encontrando a sua empresa.

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As etapas para a realização do Inbound Marketing

Embora tenha um único objetivo, a estratégia de Inbound Marketing é dividida em algumas partes. Confira:

  • Conseguir Tráfego: Podemos considerar esta parte como a principal de todo Inbound Marketing, pois sem ela nenhuma outra das etapas que iremos apresentar a seguir conseguirá ser realizadas. O tráfego nada mais é do que conseguir fazer com que as pessoas conheçam a sua marca, cheguem até sua empresa, vejam o que seu negócio tem para oferecer.
  • Visitantes ser convertidos em Leads: Não basta apenas um visitante ver o que seu negócio tem para oferecer, ele precisa permanecer lá, independentemente do meio de veiculação que escolheu pra fazer com que a sua empresa seja conhecida por ele. Leads são aquelas pessoas que ficaram na sua página.
  • Leads ser convertidos em vendas: Conseguiu qualificar um contato através do meio escolhido pela sua empresa? Pois bem, já é meio caminho andado, agora é necessário converter este lead em vendas, ou seja, é preciso fazer com que ele além de permanecer na plataforma digital escolhida pelo seu negócio, também compre o produto/serviço que está oferecendo, pois é através desta compra que o seu lucro virá.
  • Clientes ser convertidos em Clientes Fidelizados: Conseguiu fazer com que um lead comprasse algum produto/serviço de sua empresa? Ótimo, agora ele passou a ser cliente. A próxima etapa é fazer com que esse cliente se torne fiel à marca, ou seja, em que tudo daquele segmento em que ele precise, busque unicamente a sua empresa.
  • Fazer análises: Esta é a etapa final do Inbound Marketing, é aqui onde todas as etapas anteriores serão analisadas detalhadamente, nesta parte também é onde será conferido o que deu certo e o que não deu, pegando aquilo que não funcionou direito e transformando em algo que pode agregar a sua empresa para que novos usuários conheçam a sua marca, voltando ao começo de todo este processo.

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Como puderam perceber, o Inbound Marketing funciona como um ciclo constante, você consegue tráfego, transforma essas pessoas em leads, esses leads passam a ser clientes, esses clientes e se transformam em clientes fidelizados. Este ciclo nunca tem fim, porém, lembre-se: toda estratégia antes de ser iniciada precisa ter um bom planejamento para que tudo funcione como seu negócio planejou e obtenha os resultados esperados.

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Feito por: Layer Up

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Fundadora da Layer Up - empresa especializada em Mídias Sociais para empresas. Graduada em Comunicação Social, estudou também Marketing na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e possui 15 anos de experiência profissional, com atuações em empresas como Editora Abril, Editora Globo, Editora 3, Grupo Ikezaki e Cers Cursos Online.