Marketing Digital: Faça um planejamento

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Toda empresa antenada sabe que a internet é o canal da vez, ou seja, é o lugar onde se concentra o maior número de pessoas que apresentam características que podem alavancar o seu negócio. Você é do tipo que já disparou alguns e-mails marketing, desenvolveu uma arte bacana, publicou conteúdos relevantes, mas mesmo assim ainda não conseguiu atingir aquele resultado que tanto esperava? O primeiro passo para conseguir se dar bem na mídia social é elaborar um bom planejamento de marketing digital.

Muitas empresas se esquecem de planejar e já vão logo executando as funções, afinal, tudo parece ser tão fácil, né? Mas saiba que não. Antes de entrar no universo digital é essencial elaborar passo a passo de como tudo vai e deve acontecer, além de sempre ter uma “carta na manga” para imprevistos que podem acontecer.

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Pesquisa

É pela pesquisa que tudo começa, um planejamento de marketing digital é bastante parecido com o planejamento de um marketing tradicional, porém, tudo se dá inicio quando tem em mente a definição do objetivo e analises estratégicas.

  • Objetivo: objetivo nada mais é do que uma simples pergunta: quais suas metas? Tendo em mente a resposta para essa questão, aí sim terá achado o objetivo de sua empresa na mídia social.
  • Cenário: neste ponto você deve levar em consideração qual é o nicho de sua empresa na internet e também avaliar como as concorrentes se comportam no âmbito virtual, obtendo informações sobre seus acertos e erros.
  • Público- Alvo: este talvez seja o quesito mais importante, saber com quem deseja se comunicar é fundamental para que o marketing digital funcione bem, é necessário usar uma linguagem adequada pela qual seus seguidores conseguirão se identificar.

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Plano de Ação

É aqui que você deve usar toda sua criatividade, pois as possibilidades que se encontram dentro da mídia digital são imensas, tudo vai depender da forma em que irá se comunicar com seu público.

  • Canais: este passo é um dos mais interessantes, após já obter o levantamento sobre as pesquisas realizadas e conhecer bem seu público alvo, chegou a hora de definir em quais canais sua empresa estará presente para se comunicar: Facebook. Youtube, LinkedIn, Twitter, etc. A quantidade desses canais vai depender do quanto quer abordar, lembrando que cada um deles têm suas próprias características e todos os conteúdos devem ser analisados para que estejam dentro dos padrões de aceitação.
  • Conteúdo: é o fator mais importante do marketing digital, é através do conteúdo que sua empresa vai chamar atenção do público alvo, onde os ajudará a encontrar soluções para seus problemas e informações relevantes sobre seu negócio. Como já foi dito, não se esqueça de adequar o conteúdo de acordo com o canal que for escolhido para encaminhar a mensagem.
  • Cronograma: é preciso que tudo esteja bem organizado, certamente lançará mais de uma ação simultaneamente para que os objetivos e metas sejam alcançados, por isso é de grande importância montar um cronograma para que não se perca no meio do caminho.
  • Monitoramento: essa função basicamente é para você acompanhar como as campanhas e estratégias usadas pela sua empresa estão se encaminhando, se é preciso de alguma mudança ou tudo está correndo conforme foi planejado.

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Execução

Esta é a função mais “penosa” de todo o processo, mas não deixa de ser extremamente  fundamental para o bom desempenho do marketing digital, é a hora em que vai por tudo em prática e acompanhar de perto tudo que está acontecendo.

Com um planejamento e execução do marketing digital tenha certeza que os bons resultados logo aparecerão, tudo vai depender da dedicação da equipe e a força de vontade para que cada dia mais alcance as metas e objetivos traçados no início do processo.

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Co-fundadora e CEO da Layer Up, Agência Digital com foco em Transformação Digital. Graduada em Comunicação Social, MBA em Marketing, com atuações em empresas como Editora Abril, Editora Globo e Cers Cursos Online. É também professora do curso de Inbound Marketing da São Paulo Digital School.
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