Turismo e redes sociais: uma união revolucionária

dia-nacional-turismo

Você sabia que hoje, dia 2 de março, comemora-se o dia nacional do Turismo? Pois é! Aquele indivíduo estereotipado com camisa florida e pochete na cintura ganhou até uma definição pela Organização Mundial do Turismo (OMT), que diz que o turismo é: “o deslocamento de pessoas para locais além daqueles de sua familiaridade cotidiana imediata por um período superior ao de 24 horas e inferior ao de 180 dias, sem a realização de atividades comerciais ou o exercício de funções profissionais e trabalhistas.”

 

Os turistas estão cada vez mais recorrendo às mídias sociais para buscarem informações de viagens. De acordo com o PhoCusWright, conceituado website sobre a indústria do turismo, mais de 75% dos viajantes utilizam as redes sociais para encontrarem informações a respeito locais turísticos, hospedagem, opções de compra e lazer, etc. enquanto 30% procuram especificamente por pacotes de viagens promocionais. Ainda de acordo com o PhoCusWright, 52% dos usuários do Facebook disseram que seus planos de viagens já foram diretamente afetados ao verem fotos de viagens de seus amigos nas redes sociais. Quem nunca sentiu aquela invejinha branca ao ver a foto daquele amigo bebendo uma caipirinha em uma praia paradisíaca? E não é para menos! Outro estudo divulgado pela rede social de viagens Tripadvisor aponta que 61% dos turistas mundiais e 74% dos brasileiros utilizam as redes sociais quando estão viajando. Quase 30% disseram que postam fotos diariamente nos perfis sociais durante a viagem e, no caso dos brasileiros, esse percentual aumenta para 42%.

Não há como negar que as redes socais estão mudando a forma de fazer turismo em todo o mundo. Conheça abaixo algumas das redes sociais mais utilizadas pelos turistas:

 

Foursquare

foursquare

O Foursquare é uma rede social que serve para informar seus amigos onde você está e também descobrir onde eles estão. Além disso, com o Foursquare é possível acumular pontos, e assim ganhar prêmios e descontos,  ao fazer “check in” nos estabelecimentos.

O melhor lugar para utilizar o foursquare é nos smartphones, pois a rede social utiliza o GPS instalado no aparelho para identificar sua localização e ainda mostrar os estabelecimentos mais próximos.

O Foursquare é bastante utilizado pelos turistas porque o usuário pode fazer comentários sobre os estabelecimentos, o que o transforma em uma espécie de guia informal com dicas e notas de todos os tipos de lugares.

 

Tripadvisor

tripadvisor

O Tripadvisor, como o próprio nome já diz, disponibiliza “conselhos” de viagens através de comentários e reviews de outros usuários. A rede social se define como a maior comunidade de viagens do mundo, com mais de 50 milhões de visitas por mês. No Tripadvisor há dicas e avaliações de todos os tipos de estabelecimentos, desde hotéis luxuosos a pousadas econômicas, além de permitir que o usuário troque informações com outros usuários que já viajaram para o mesmo destino! O usuário também pode ver as avaliações de seus amigos do Facebook sobre determinados lugares entrando no Tripadvisor com o login e senha da rede social.

 

Airbnb

airbnb

O Airbnb é uma rede que permite que os usuários anunciem e reservem acomodações. Com ele, indivíduos de todo mundo podem alugar uma parte de sua casa – ou ela inteira – para turistas e viajantes. O que diferencia o Airbnb de uma imobiliária tradicional é o fato de que ele funciona realmente como uma rede social, sendo necessário, tanto para o anfitrião quanto para o inquilino, criar um perfil para entrar na rede. Inquilinos e anfitriões são avaliados um pelo outro para criarem sua reputação na rede e os pagamentos são feitos de forma direta, sem qualquer intervenção de agentes. É preciso, contudo, abrir uma conta no PayPal ou habilitar o cartão de crédito para ser usado internacionalmente.

 

Trippics

trippics

O Trippics, criado pelos atores globais Bruno de Luca, Thiago Rodrigues e mais cinco empresários, é uma rede social brasileira destinada a todos os amantes de viagens! Ela permite que os usuários contem suas histórias de viagens, disponibiliza dicas e avaliação de lugares e promove o encontro e a interação de pessoas que estão indo para o mesmo destino!

Os usuários podem acessar o Trippics utilizando sua conta do facebook, bastando informar seu e-mail e senha da rede social. O Trippics divide as  avaliações de viagem em quatro categorias: como chegar, onde ficar, o que fazer e onde comer,  e os usuários podem avaliar os lugares e dar notas levando em consideração critérios como preço, qualidade, localização e etc. Apesar de ter sido criado há pouco mais de um ano, a rede social já conta com mais de 60 mil usuários.

———-

Além dessas 4 redes sociais específicas para viagens e turismo, há também as redes sociais tradicionais (como Facebook e Instagram) que, como já foi dito antes, são muito utilizadas pelos turistas pois permitem que os usuários façam “check in” através dos recursos de geolocalização, além de publicarem fotos e vídeos de viagens!

———-

E você? Já usou alguma rede social em uma viagem? Se sim, compartilhe sua experiência conosco!

Veja também:

FACEBOOK PARA PEQUENOS NEGÓCIOS: COMO COMEÇAR UMA FANPAGE?

PINTEREST: A REDE SOCIAL QUE VOCÊ NÃO PODE IGNORAR!

FACEBOOK: ENTENDA POR QUE SUA PÁGINA É FUNDAMENTAL PARA O SEU NEGÓCIO

 

Redatora de Mídias Sociais da Layer UP - empresa especializada em Mídias Sociais para empresas.
Ainda não há comentários, seja o primeiro!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *