Google e Twitter juntos novamente? A novidade é quente

NOVIDADE QUENTE: GOOGLE PLANEJA NOVAMENTE INDEXAR TWEETS EM TEMPO REAL

 

Anos atrás, era comum encontrarmos tweets de usuários nos resultados de pesquisa do Google.  Isso porque o  Twitter e o Google tinham um acordo que permitia que o mecanismo de busca mostrasse tweets em tempo real nos resultados de pesquisa, mas esse acordo expirou em meados de 2011, e o Google perdeu acesso a todo o conteúdo do twitter.

Agora, quase quatro anos depois, os dois anunciaram que irão trabalhar juntos novamente e que os tweets voltarão a aparecer nos resultados de busca do Google no momento em que forem postados.

 

E como minha empresa pode se beneficiar dessa novidade?

 

Primeiro, você precisa ter um perfil ativo de sua empresa no twitter para se beneficiar da novidade (obviamente), mas, mesmo se você for um novato no microblog, não se preocupe! O Google ainda vai levar um tempo para implementar essas mudanças, então você terá tempo suficiente para se preparar!

 

Você deve estar curioso para saber mais detalhes sobre o acordo, certo? Bem, basicamente, o acordo dará ao Google acesso aos tweets em tempo real através de um feed de dados, comumente chamado de Twitter Firehose. Há rumores de que o acordo entrará em vigor no segundo semestre de 2015. Mas por que vai demorar tanto? O motivo é muito simples: O twitter precisa descobrir como preparar seus dados para o Google, e o Google, por sua vez, precisa analisar todo esse fluxo de dados e decidir o que quer fazer com ele. No entanto, uma coisa é certa: O Google irá aumentar o número de indexação dos tweets, e isso significa que os tweets de sua empresa começarão a aparecer nos resultados de pesquisa do Google!

 

Hoje em dia, o Google ainda mostra alguns Tweets nos resultados de busca, mas é uma parcela ínfima de tudo o que está no microblog  De acordo um estudo feito pela  empresa Stone Temple Consulting, de 133.000 tweets monitorados pela empresa, apenas 8% são indexados pelo Google.  Isso significa que, atualmente, a maioria dos tweets tem pouquíssimas chances de serem indexados pelo Google.  Ainda de acordo com o estudo feito pelo empresa,  os usuários que têm seus tweets indexados pelo Google costumam ter mais seguidores do que aqueles usuários que não têm a indexação de seus tweets.  Para aqueles que estão começando no Twitter, as chances de terem seus tweets indexados são quase nulas.

 

Mas o novo acordo entre o Google e o Twitter está prestes a mudar este cenário. Por enquanto ainda é difícil prever qual será a porcentagem de indexação dos tweets depois que o acordo entrar em vigor, mas é certo que ele mudará este panorama atual ­-  até porque não faria sentido para o Google fazer tal acordo se não fosse para aumentar consideravelmente a indexação dos tweets.

 

 

Twitter_Google4

 

 

Mas qual será o critério ode escolha do Google para indexação dos tweets?

 

O Google ainda não deu nenhuma declaração sobre como escolherá os tweets que serão indexados, mas, levando em consideração o “modus operandi” do Google, podemos dizer que ele irá procurar os tweets mais relevantes para o público, isto é, ele escolherá os tweets que mais oferecerem CONTEÚDO DE QUALIDADE.  Além disso, ele provavelmente também implementará fortes medidas anti-spam.

 

Além do conteúdo de qualidade, é provável que o Google também leve em consideração alguns fatores na hora de escolher quais serão os tweets a serem indexados. Confira alguns deles:

1-     Links de outros websites para os tweets

2-     Links de outros websites para perfis de usuários (ou perfis de empresas)

3-     O número de vezes que um tweet é retuitado, e por quem.

4-     O número de vezes que um tweet é favoritado, e por quem.

 

O que podemos concluir destes fatores é que se o usuário aumentar seu engajamento no twitter, as chances de fazer o Google entender que seu conteúdo é qualidade aumentam consideravelmente.

 

 Como eu faço para o engajamento do perfil da minha empresa?

 

Um dos fatores que mais aumenta o engajamento, e consequentemente os retuítes e a favoritação, é utilizar imagens nos tweets. As chances de ter pelo menos um retuíte são dobradas para os usuários que utilizam imagens. Há outros fatores que também são importantes para o engajamento, como o uso de hashtags e a implementação de tweets mais longos.

Conclusão:

 

O novo acordo entre Goggle e Twitter aumentará automaticamente a exposição do perfil da minha empresa nos resultados de pesquisa do Google?

 

 NÃO!

 

Como já foi dito, será preciso arregaçar as mangas para que o perfil de sua empresa se beneficie desse acordo. Para resumir, confira o que você deve fazer a partir de agora para que sua empresa tire vantagem do acordo:

1-     Invista mais tempo e recurso no twitter

2-      Publique conteúdo de qualidade – de preferência com imagens – de modo que os outros usuários tenham vontade de favoritá-lo e retuitá-lo.

3-     Relacione-se com os outros usuários os twitter – de preferência com aqueles que te ajudarão a ampliar e melhorar a qualidade de seu conteúdo

4-     Observe a indexação dos seus tweets crescer e a partir disso estabeleça seu próprio padrão de hábitos para que seus tweets sejam cada vez mais indexados.

 

Não se esqueça, se surgir qualquer dúvida, estamos sempre à disposição.

 

Fonte:

http://blog.hubspot.com/marketing/google-twitter-indexing-tweets-data?utm_campaign=Marketing+Blog+on+Social+Media&utm_content=12464132&utm_medium=social&utm_source=facebook

 

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Redatora de Mídias Sociais da Layer UP - empresa especializada em Mídias Sociais para empresas.
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