Inbound marketing: Saiba por que ele é o marketing do futuro e aprenda como utilizá-lo
Desde 2006, o Inbound Marketing tem sido o método mais eficaz de se fazer Marketing Digital. Mas, para você entender melhor o que é o Inbound Marketing, primeiro você precisa saber sobre o “outbound marketing”, que nada mais é do que a forma mais tradicional – e arcaica – de marketing.
Outbound marketing
Falando bem diretamente e de forma simplista, a estratégia do Outbound marketing é aquela de empurrar “goela” abaixo os produtos aos clientes, através de spans, malas direta, pop-ups, propagandas em televisão, rádio ou canais de vídeo, folhetos publicitários e etc. A comunicação desta estratégia é uma via de mão única, ou seja, não há qualquer interação com os clientes.
Este método está se tornando cada vez mais ineficaz, uma vez que, de acordo com estatísticas disponibilizadas pelo site Mashable, 44% dos e-mails “spans” nunca são abertos e 86% das pessoas não assistem aos comerciais na TV nem nos canais de vídeo online. Além disso, estima-se que 84% das pessoas já desistiram de entrar em algum site depois de aparecerem na tela os inconvenientes “pop-ups”.
É por este motivo que o método de Inbound Marketing pode ser a chave para o sucesso do seu negócio, uma vez que seu principal objetivo é ganhar o interesse do cliente através de publicações em mídias sociais ou blogs.
Inbound Marketing
Como foi dito, o Inbound Marketing visa principalmente a criação de conteúdo de qualidade, ganhando naturalmente a atenção e interesse do cliente pela sua empresa. Em outras palavras, ele permite que sua empresa seja encontrada pelo cliente, e não o contrário. Quando você cria um conteúdo voltado especificamente para o seu público alvo, além de atrair os “clientes ideais”, você também os fideliza. Veja agora algumas estatísticas sobre o Inbound Marketing:
- A utilização de blogs como uma ferramenta de Marketing consegue atrair 97% a mais de links para o seu website e 2/3 dos empresários que utilizam blogs dizem que eles são fundamentais para o sucesso de seu negócio.
- O Inbound Marketing é cerca de 60% mais barato do que Outbound Marketing e é responsável por 90% dos cliques da web.
- O ROI (retorno sobre investimento) médio produzido por meio de estratégias de inbound marketing é de 275%.
Como utilizar o Inbound Marketing?
Confira algumas dicas para implementar este método na estratégia de marketing na sua empresa:
1- Primeiro, defina quem e o quê são seus objetivos
Acima de tudo, é preciso saber quem é o seu “cliente ideal” e tentar compreendê-lo. Muitas empresas gastam muito tempo e dinheiro na produção de conteúdo para blogs e mídias sociais sem saber ao certo quem são seu “público-alvo” e o que eles querem.
2- Disponibilize para os seus clientes dicas ou guias gratuitos sobre serviços relacionados ao seu negócio
Se o seu negocio for relacionado ao ensino da língua inglesa, por exemplo, faça um guia rápido de técnicas de aprendizagem da língua, e disponibilize (diariamente, se puder) dicas e curiosidade sobre o idioma inglês. Isso com certeza atrairá muito mais clientes do que enviar e-mails apenas com propagandas.
3- Utilize palavras-chave
Inbound Marketing é quase um sinônimo de SEO e, apesar de as palavras-chave não serem mais tão importantes quanto costumavam ser, ainda é preciso utilizá-las para que as pessoas encontrem mais facilmente seus serviços através dos mecanismos de busca. A solução é se concentrar em algumas palavras-chave e criar páginas específicas em seu site para abrigá-las.
4- Pergunte e responda a perguntas nas redes sociais
Não basta apenas ter uma página ou um perfil corporativo em uma rede social, é preciso, mais do que tudo, ser “social” e interagir com os clientes –ou futuros clientes – nessas plataformas. Existem pessoas reais por trás de cada “curtida” ou “seguida” em sua página, e por isso é importante saber quem são essas pessoas e o que elas desejam da sua empresa.
O Blog corporativo é uma das ferramentas mais importantes do Inbound Marketing. É apor meio dele que muitos clientes conhecerão sua empresa, e é bem possível que ele será o responsável por fidelizá-los. Lembre-se: conteúdo é rei, como já dizia Bill Gates. É através do conteúdo de qualidade que seu negócio ganhará prestígio e reputação, por isso publique sempre em seu blog assuntos relevantes e estratégicos.
6- Crie uma programação de conteúdo
Um dos maiores desafios para a formação de Inbound marketing é manter a consistência e a frequência das publicações, sejam elas em blogs ou mídias sociais. Montar um calendário e traçar as atividades futuras te ajudará a manter-se sempre organizado e a não esquecer os dias das publicações. Além disso, é importante destacar datas importantes no calendário, como dias das mães ou outro feriado, assim você poderá se programar para fazer publicações específicas para este dia, atraindo mais engajamento e interação dos clientes.
Se aparecer qualquer dúvida, não se esqueça, estamos sempre à disposição.