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Inbound marketing: Saiba por que ele é o marketing do futuro e aprenda como utilizá-lo
17/03/2015 | POR

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Desde 2006, o Inbound Marketing tem sido o método mais eficaz de se fazer Marketing Digital. Mas, para você entender melhor o que é o Inbound Marketing, primeiro você precisa saber sobre o “outbound marketing”, que nada mais é do que a forma mais tradicional – e arcaica – de marketing.

Outbound marketing

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Falando bem diretamente e de forma simplista, a estratégia do Outbound marketing é aquela de empurrar “goela” abaixo os produtos aos clientes, através de spans, malas direta, pop-ups, propagandas em televisão, rádio ou canais de vídeo, folhetos publicitários e etc. A comunicação desta estratégia é uma via de mão única, ou seja, não há qualquer interação com os clientes.

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Este método está se tornando cada vez mais ineficaz, uma vez que, de acordo com estatísticas disponibilizadas  pelo site Mashable, 44% dos e-mails “spans” nunca são abertos e 86% das pessoas não assistem aos comerciais na TV nem nos  canais de vídeo online. Além disso, estima-se que 84% das pessoas já desistiram de entrar em algum site depois de aparecerem na tela os inconvenientes  “pop-ups”.

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É por este motivo que o método de Inbound Marketing  pode ser a chave para o sucesso do seu negócio, uma vez que seu principal objetivo é ganhar o interesse do cliente através de publicações em mídias sociais ou blogs.

Inbound Marketing

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Como foi dito, o Inbound Marketing  visa principalmente a criação de conteúdo de qualidade,  ganhando naturalmente a atenção e interesse do cliente pela sua empresa.  Em outras palavras, ele permite que sua empresa seja encontrada pelo cliente, e não o contrário. Quando você cria um conteúdo voltado especificamente para o seu público alvo, além de atrair os “clientes ideais”, você também os fideliza.  Veja agora algumas estatísticas sobre o Inbound Marketing:

  •  A utilização de blogs como uma ferramenta de Marketing consegue atrair 97%  a mais de links  para o seu website e 2/3 dos empresários que utilizam blogs dizem que eles são fundamentais para o sucesso de seu negócio.
  •  O Inbound Marketing é cerca de 60% mais barato do que Outbound Marketing e é responsável por 90% dos cliques da web.
  •  O ROI (retorno sobre investimento)  médio produzido por meio de estratégias de inbound marketing é de 275%.

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Como utilizar o Inbound Marketing?

 Confira algumas dicas para implementar este método na estratégia de marketing na sua empresa:

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1- Primeiro, defina quem e o quê são seus objetivos DS29.crieestrategia-01LU22.oqueminhaempresaquer-01

Acima de tudo, é preciso saber quem é o seu “cliente ideal” e tentar compreendê-lo. Muitas empresas gastam muito tempo e dinheiro na produção de conteúdo para blogs e mídias sociais sem saber ao certo quem são seu “público-alvo”  e o que eles querem.

2- Disponibilize para os seus clientes dicas ou guias gratuitos sobre serviços relacionados ao seu negócioLU34.frase-01

Se o seu negocio for relacionado ao ensino da língua inglesa, por exemplo, faça um guia rápido de técnicas de aprendizagem da língua, e disponibilize (diariamente, se puder) dicas e curiosidade sobre o idioma inglês. Isso com certeza atrairá muito mais clientes do que enviar e-mails apenas com propagandas.

3- Utilize palavras-chave

Coloque sua marca no topo do Google

Coloque sua marca no topo do Google

Inbound Marketing é quase um sinônimo de SEO e, apesar de as palavras-chave não serem mais tão importantes quanto costumavam ser, ainda é preciso utilizá-las para que as pessoas encontrem mais facilmente seus serviços através dos mecanismos de busca. A solução é se concentrar em algumas palavras-chave e criar páginas específicas em seu site para abrigá-las.

4- Pergunte e responda a perguntas nas redes sociaisLU20.responsaseucliente-01

Não basta apenas ter uma página ou um perfil corporativo em uma rede social, é preciso, mais do que tudo, ser “social” e interagir com os clientes –ou futuros clientes – nessas plataformas. Existem pessoas reais por trás de cada “curtida” ou “seguida” em sua página, e por isso é importante saber quem são essas pessoas e o que elas desejam da sua empresa.

5- Crie um BlogScreen Shot 2015-03-17 at 1.14.28 PM

O Blog corporativo é uma das ferramentas mais importantes do Inbound Marketing. É apor meio dele que muitos clientes conhecerão sua empresa, e é bem possível que ele será o responsável por fidelizá-los. Lembre-se: conteúdo é rei, como já dizia Bill Gates.  É através do conteúdo de qualidade que seu negócio ganhará prestígio e reputação, por isso publique  sempre em seu blog assuntos relevantes e estratégicos.

 

6- Crie uma programação de conteúdoLU27.conteudorei-02

Um dos maiores desafios para a formação de Inbound marketing é manter a consistência e a frequência das publicações, sejam elas em blogs ou mídias sociais. Montar um calendário e traçar as atividades futuras te ajudará a manter-se sempre organizado  e  a não  esquecer os dias das publicações. Além disso, é importante destacar datas importantes no calendário, como dias das mães ou outro feriado, assim você poderá se programar para fazer publicações específicas para este dia, atraindo mais engajamento e interação dos clientes.

 Se aparecer qualquer dúvida, não se esqueça, estamos sempre à disposição.

 

 

Redatora de Mídias Sociais da Layer UP - empresa especializada em Mídias Sociais para empresas.