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A Mídia Social e os 5P’s
31/07/2015 | POR

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Embora  algumas empresas ainda não possuem estratégias voltadas para mídia social – coisa que já não é mais aceitável nos dias de hoje -, algumas delas trabalham por trás das cortinas, ou seja, compram curtidas, compram um comentário, coisas dessas que acaba influenciando de forma artificial todas as estatísticas conquistadas ao se realizar  o processo de filtração das métricas operacionais dadas pelo empreendimento.

Todos sabemos que o principal objetivo da mídia social é controlar a presença de sua empresa em várias redes sociais como, por exemplo, Twitter, Facebook, Linkedin, Youtube e de várias outras. Porém, essa transmissão tem que partir de um princípio, antes de falar sobre os 5 P’s da mídia social, vamos lembrar dos 4P’s do marketing, pois caminham de mãos dadas na hora de criar as estratégias voltada para o ambiente digital.

  • Produto
  • Praça
  • Preço
  • Promoção

Se você não lembra exatamente sobre como funciona os 4P’s, dê uma pesquisada, pois é fundamental ter entendimento total de como funcionam essas estratégias para dar início, porém, o próprio nome de cada categoria já disse o que o marketing tem haver com relação às estratégias voltadas. Pois bem, agora vamos falar dos 5P’s que envolvem mídia social.

01. Profiles (Perfil)

Basicamente, podemos dividir esta categoria em duas partes: os perfis profissionais, que normalmente acontecem por meio de páginas, ainda mais no Facebook, e os perfis pessoais.  É mais do que importante aqui você separar um perfil do outro, não misture coisas pessoais com profissionais e nem me vice-versa. No perfil profissional, trate apenas de assuntos relacionados sobre sua empresa e que irão ajudar a atrair novos clientes, enquanto não perfil pessoal, fale de você e das coisas que gosta de fazer e todas as outras em que não há relação direta com a empresa em que atua.

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02. Propagar

De que adianta ter uma página na internet se não está presente lá quando seus clientes mais precisam de você? Divulgue eventos, fotos, notícias, lugares, enfim, publicações em que vão fazer você ter ligação direta com público que pretende atingir e mostrar que a sua empresa está sempre ativa e atenta a tudo que acontece em volta do ramo em que está inserido.  Atitudes assim são de fácil execução e ajudam a gerar um feedback constante, sempre analisando o que precisa ser melhorado e o que se deve manter.

03. Produção

Pegando carona na etapa anterior, se a sua empresa ainda não gera conteúdos interessantes para que seu público acompanhe, está na hora então de regaçar as mangas e começar a produzir publicações relevantes de modo em que atraia novos usuários para virarem seguidores, e transformar os seguidores da empresa em clientes.  A concorrência na mídia social é bastante grande, por isso é preciso saber exatamente quem é seu público para produzir conteúdos em que falem diretamente com eles, sem que haja interferência ou qualquer tipo de ruído que possa atrapalhar de alguma maneira a comunicação.

04. Presença (Participação)

Estar presente na mídia social não é fazer publicações com frequência, mas também é preciso se comunicar com seu público, interagir com usuário de modo em que você se mostre interessado no feedback que eles também têm para passar para seu negócio. Ou seja, é uma faca de dois gumes, comente todos os pontos de vistas deles, responda às dúvidas, sugestões, informações e quaisquer coisas, não deixe que o usuário fique falando sozinho ou então demore um bom tempo para ter resposta, pois nesse meio tempo ele pode encontrar outra empresa que realiza o mesmo serviço que a sua, onde a comunicação através da mídia social seja mais eficiente.

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05. Progresso

Não tem como ver se os resultados obtidos são positivos ou não se eles não forem medidos, ou seja, é preciso realizar estratégias para consultar qual o desempenho das campanhas utilizadas por meio da mídia social, isso pode ser levado em consideração visualizações de um vídeo, de um comentários em uma publicação, ou seja, qualquer coisa que possa influenciar o desempenho de seu negócio no ambiente digital. Vale lembrar que sempre tudo deve ir de acordo com as necessidades e os objetivos que sua empresa pretende alcançar.

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Seguindo todos esses procedimentos, as chances do seu negócio não ir bem nas mídias sociais são quase nulas, porém, tudo deve ser medido, monitorado e bem avaliado, levando em consideração aquilo que sua empresa tem em mente de conquistar através das ferramentas disponibilizadas para o bom uso de estratégias na internet.

Feito por: Layer Up

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Fundadora da Layer Up - empresa especializada em Mídias Sociais para empresas. Graduada em Comunicação Social, estudou também Marketing na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e possui 15 anos de experiência profissional, com atuações em empresas como Editora Abril, Editora Globo, Editora 3, Grupo Ikezaki e Cers Cursos Online.