Mídia Social: Qual o próximo passo após realizar uma publicação?

Para quem está do lado de fora pode parecer simples realizar publicações de sua empresa nas mídias sociais, mas só quem trabalha com essa ferramenta tem noção do quanto é trabalhoso, pois requer muito comprometimento, estratégias para reter os clientes, trazer novos seguidores para a página, além de frequente atualização para que esses seguidores não se dispersem para os concorrentes.

Muitos podem pensar que o trabalho acaba quando se gera uma publicação, após o conteúdo ser postado não precisa mais de sua atenção, mas é aí que você se engana. Abaixo listaremos algumas dicas fundamentais para serem realizadas após publicar um conteúdo em qualquer plataforma da mídia social:

  1. 01.  Faça uma revisão e veja se tem erros: este processo de deve acontecer antes, durante e depois de todo o processo para se produzir o conteúdo a ser publicado, um simples erro pode trazer sérias dores de cabeça para sua empresa. Quando os leitores encontram algum tipo de erro na publicação, é normal que passam a ter uma imagem negativa da empresa, pois sempre se lembrarão deste fato. Editores automáticos não são totalmente eficazes e muitas das vezes não identificam erros de concordâncias e gramaticais.

Caso sua vista já esteja cansada, peça para que outra pessoa leia o conteúdo, pois é normal com que deixe pequenos erros passarem despercebidos de tanto que leu e releu o conteúdo, o importante é não fazer com que a publicação chegue até o leitor com erros.

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  1. 02.  Utilize fóruns de discussões para divulgar seu conteúdo: de que adianta caprichar no conteúdo e não fazer nada para que mais pessoas tenham acesso a ele? Os fóruns – ou grupos – de discussões são os melhores lugares para trocar informações e conteúdo com pessoas em que tenham o perfil procurado por sua empresa. É essencial também na forma em que irá abordar essas pessoas, sempre perceba o perfil da maioria dos usuários em que estão naquele fórum e modifique a forma com que vai se comunicar para que não cometa gafes neste momento. 

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  1. 03.  Relaciona sua publicação com postagens mais antigas: é normal que aborde na página de sua empresa um assunto em que já tenha abordado anteriormente, então faça disso uma oportunidade para fazer com que os dois conteúdos conversem entre si. Isso fará com que a antiga publicação volte a ficar em evidência e o novo conteúdo gerado ganhe mais ‘corpo’, por conter outras publicações vinculadas a ele. Não somente para assuntos iguais, mas também para temas parecidos, por exemplo: gerou um conteúdo sobre palmilhas de sapatos, é aconselhável vincular este conteúdo com outro que atinja toda essa massa, quem sabe mostrar as novas tendências da estação ou coisas do tipo.

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  1. 04.  Responda todos os comentários: não importa a plataforma virtual que esteja utilizando, é super importante responder todos os comentários dos seguidores, claro, se a sua empresa for de grande porte e atingir uma demanda enorme de pessoas isso não será possível, mas mesmo assim comente alguns deles. Se, por ventura, sua empresa ser de pequeno ou médio porte ficará mais fácil a realização desta atividade, ao responder os comentários mostra que sua empresa está dando importância para as pessoas que acompanham sua página. Interessante também é gerar conteúdos em que estimulem os seguidores a deixarem comentários.

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  1. 05.  Faça análise dos resultados: quando se faz uma análise completa de todos os resultados obtidos através das publicações realizadas, é possível ter um feedback mais certeiro em relação ao que precisa manter e o que precisa ser melhorado, através dessas análises também é possível identificar de que lugar são a maioria dos leitores, faixa etária predominante, dentre outras características que podem ajudar a sua empresa a definir melhor o público alvo. Não se esqueça de levar em consideração os horários de pico em que as pessoas mais ficam online, isso fará com que sua publicação tenha uma audiência maior se comparada com as outras.

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Como vocês puderam ver, o trabalho não acaba quando a publicação é postada, existem inúmeras atividades que devem ser realizadas após esse processo, o trabalho na mídia social funciona em ciclo, os conteúdos são gerados, publicados, após um período de tempo se obtém o feedback do que trouxe mais e menos resultados, depois dessa etapa um novo conteúdo é gerado e assim vai. Essa rotatividade é importante para que sua empresa marque presença na mídia social e não deixar com que os seguidores se dispersem para a concorrência.

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Co-fundadora e CEO da Layer Up, Agência Digital com foco em Transformação Digital. Graduada em Comunicação Social, MBA em Marketing, com atuações em empresas como Editora Abril, Editora Globo e Cers Cursos Online. É também professora do curso de Inbound Marketing da São Paulo Digital School.
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