Mídias Sociais: 10 Comportamentos que a sua empresa deve evitar

Como já vimos nos artigos anteriores, é perfeitamente possível para qualquer empreendedor abrir e gerenciar um perfil empresarial nas redes sociais.

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No entanto, se por um lado as redes sociais podem fazer seu negócio decolar, por outro, se usadas de forma incorreta, elas podem afugentar clientes ou, pior, garantir você não arrume mais nenhum outro.  Para manter a boa reputação – e a boa relação – de sua empresa com seus clientes, alguns comportamentos devem ser evitados. Confira abaixo dez deles:

 1-    Visões políticas:

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Nunca, em hipótese alguma, fomente ou dê motivos para discussões políticas em seu perfil de negócios nas redes sociais. É verdade que, do ponto de vista de marketing, um pouco de polêmica pode gerar interação com os usuários e aumentar o número de seguidores. No entanto, publicar a sua opinião PESSOAL sobre política não irá gerar polêmica e sim discórdia entre seus clientes ou futuros clientes, podendo fazer com que você perca facilmente inúmeros seguidores de uma vez só.

2-    Mentiras

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As redes sociais às vezes podem parecer um grande jogo de popularidade. Existem aqueles usuários que ocupam o topo da cadeia alimentar com seus milhares de fãs e seguidores e aqueles estão tentando seu lugar ao sol nesse meio cada vez mais competitivo. Para conseguirem mais rapidamente um espaço no hall dos “populares”, alguns usuários optam por um caminho duvidoso ao mentirem e publicarem informações falsas. Se mentir em um perfil pessoal já é uma coisa terrível de se fazer, enganar seus clientes através de seu perfil empresarial pode manchar o nome de sua empresa e prejudicar irremediavelmente sua marca.

3-    Senso de humor duvidoso

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Utilizar o humor como parte de sua estratégia de conteúdo pode ser tão benéfico quanto essencial para o engajamento e interação de seus clientes nas redes sociais. O humor costuma ser o elemento-chave daqueles conteúdos virais que todo mundo comenta e compartilha por dias ou até mesmo semanas. No entanto, há uma linha tênue que separa o humor inofensivo do depreciativo. O segredo é ter bom senso, sempre. Se há alguma possibilidade, mesmo que ínfima, de alguém se ofender, não publique. 

 4 – Respostas prontas

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Pode ser tentador utilizar respostas “templates” para responder às dúvidas de seus seguidores nas redes sociais. No entanto, apesar de economizar tempo, usar respostas prontas prejudica uma das principais vantagens de ter sua empresa em um perfil de rede social: o elemento humano. Como já foi dito em outros artigos, as mídias sociais “humanizam” as empresas por conta da interação com os usuários e por isso, ao contatarem as empresas através delas, os clientes esperam receber um atendimento mais exclusivo e personalizado.

5-    Informações pessoais

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As informações pessoas que você deve evitar divulgar não são números de telefone ou emails, mas sim informação que te identificam como um indivíduo.  Se você está construindo uma marca pessoal, sinta-se livre para expor sua identidade o quanto quiser. No entanto, se você está publicando um conteúdo em nome da sua empresa, sua identidade e personalidade não devem ser expostas nas redes sociais. Nunca utilize a primeira pessoa ao publicar um texto na página da sua empresa nem deixe que seus gostos pessoais interfiram no conteúdo das publicações.

6-    Postar e deletar

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Se você se arrepender de postar um conteúdo, procure não deletá-lo. Além de chamar ainda mais atenção para a gafe cometida, os mecanismos de busca mantêm automaticamente um registro do conteúdo publicado, então não há como apagar nada definitivamente das redes sociais. Se sentir necessidade, publique uma nota de esclarecimento se desculpando ou justificando o post anterior, e encerre o assunto por aí.

7-    Spams

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Bombardear seus seguidores com mensagens publicitárias automáticas não terá qualquer serventia a não ser irritá-los. Se a sua única tática de marketing são os spams, sua empresa vai perder o “elemento humano” tão importante e crucial em redes sociais, como já foi dito antes.

8-    Erros de português

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Cometer erros de gramática e ortografia pode fazer despencar a reputação da sua empresa. É claro que de vez em quando um erro ou outro pode passar (desde que não sejam absurdos), mas erros recorrentes podem transmitir uma imagem de amadorismo, ou pior, incompetência. Por isso não se esqueça de revisar o conteúdo sempre antes de postá-lo nas redes sociais!

9- Críticas e negatividade 

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Lembra-se do ditado: “Você pega mais moscas com mel do que com vinagre”? Pois é. Criticar o concorrente e publicar conteúdos negativos não vai te levar a lugar algum, acredite. Procure ser sempre encorajador, positivo, otimista, solidário e inspirador. Isso, além de atrair coisas boas – afinal, a gente atrai o que transmite  –, desperta a empatia dos seguidores.

10- Mesma estratégia

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Cada rede social exige estratégias e abordagens diferentes. Não tente criar uma só para todas, pois isso reduzirá suas chances de ser bem sucedido em qualquer uma delas. É importante pesquisar e estudar as particularidades de cada mídia social e assim desenvolver uma estratégia de marketing para cada uma delas.

Resumindo:

Não publique suas visões políticas,

Não minta,

Não publique conteúdo de humor duvidoso,

Não utilize respostas prontas,

Não dê informações pessoais,

Não delete seus posts,

Não bombardeie seus seguidores com spams,

Não cometa erros de português,

Não critique,

Não utilize a mesma estratégia em todas as mídias sociais.

Qualquer dúvida, crítica ou sugestão, estamos sempre à disposição.

Fontes:

http://www.inc.com/jayson-demers/10-things-to-never-share-on-your-company-s-social-media-accounts.html

http://www.pdco.com/node/88452

Redatora de Mídias Sociais da Layer UP - empresa especializada em Mídias Sociais para empresas.
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