Os 7 pecados capitais que as empresas não devem cometer nas redes sociais

 Não importa se estamos falando de Twitter, LinkedIn, Pinterest, Instagram, Facebook ou qualquer outra rede social. O fato é que com o avanço tecnológico e o crescimento explosivo da internet não podemos deixar de se fazer presentes nesse veículo de comunicação que vem sendo o mais eficaz em todo o mundo.

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O problema é que erros são cometidos, falhas e deslizes também fazem parte de todo planejamento, então vamos citar abaixo os 7 Pecados Capitais que as empresas cometem no ramo virtual:

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  • GULA: quer estar em todos os lugares, atender todos os públicos e divulgar todos os tipos de produtos e serviços de uma só vez, quer tudo pra sua empresa, fazer tudo numa leva só. Já deve estar ciente que isso não funciona, não é mesmo?

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Uma empresa que sabe usar bem a mídia social tem a ciência de que precisa ter o seu público bem definido e trabalhar em cima dele para que as redes sociais funcionem de forma positiva.

  • PREGUIÇA: não ligar para a rede social, usar uma vez na vida e outra na morte, postar qualquer coisa irrelevante e feita de última hora somente para marcar presença é o inicio do fim de sua reputação e todo seu esforço.

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É de grande importância estar sempre ativo nas redes sociais, justamente por se tratar de relacionamento com o cliente, produza conteúdos relevantes e de importância que farão a diferença para seus seguidores.

  • AVAREZA: pra que ficar gastando dinheiro com investimentos e divulgações das redes sociais se existem mil formas na internet de comprar pacotes de seguidores? O importante são os números mesmo…

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 Se você tem esse tipo de pensamento mude enquanto há tempo! Número não significa qualidade, de que adianta uma rede social numerosa se não há engajamento e relacionamento com seus seguidores? Pense nisso.

  • IRA: sair xingando e rebatendo de forma agressiva a provocações só irá sujar a imagem da empresa. Pesquisas já revelaram que cerca de 43% das instituições já perderam clientes por conta de experiências negativas nas mídias sociais, portanto,  não vá pelos seus instintos, segure a onda, engula sapo. Você não está ali por você, mas sim representando uma empresa séria.

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  • LUXÚRIA: não importa se você está buscando ‘ostentar’ no ramo virtual e quer tudo isso da forma mais prática e rápida possível, tudo requer tempo, uma estratégia bem planejada é aquela em que apresenta um longo prazo de duração.

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Curtidas não representa qualidade, são apenas números. Busque fazer conexões diretas com seus clientes e seguidores, pois as estratégias realizadas no mundo virtual também interfere em nossa realidade.

  • INVEJA: não olhe na grama do vizinho, se o seu concorrente está tendo um ótimo desempenho ele merece seus méritos por isso, pois certamente estudou, avaliou, definiu seu público e está trabalhando de forma correta com eles.

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Em contra partida não deve ignorá-los, é bom monitorá-los também para que possa identificar as estratégias que ele esteja usando, lembrando-se de que a sua empresa deve ter suas próprias estratégias. Troque a inveja por inspiração e foco.

  • ORGULHO: não é porque está controlando a mídia social e, mesmo que sua empresa seja a melhor no que esteja fazendo é preciso deixar todo o orgulho de lado e dar espaço para a humildade, são seus clientes que fazem a empresa crescer, portanto eles devem ser ouvidos e se necessário, atendidos.

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As pessoas estão ali porque de alguma forma se identificam com o seu negócio, então mostre a elas que são importantes para sua empresa, com essa simples atitude há uma enorme probabilidade de que possam se fidelizar a você.

Não se esqueça de que o foco das redes sociais é envolver, e não vender. Saiba administrar bem, tente não cometer deslizes e faça de seu perfil/página um lugar envolvente em que as pessoas tenham vontade de seguir e compartilhar os conteúdos publicados.

Lembre-se, qualquer dúvida, estamos a disposição!

Co-fundadora e CEO da Layer Up, Agência Digital com foco em Transformação Digital. Graduada em Comunicação Social, MBA em Marketing, com atuações em empresas como Editora Abril, Editora Globo e Cers Cursos Online. É também professora do curso de Inbound Marketing da São Paulo Digital School.
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