Os 7 pecados capitais que as empresas não devem cometer nas redes sociais
Não importa se estamos falando de Twitter, LinkedIn, Pinterest, Instagram, Facebook ou qualquer outra rede social. O fato é que com o avanço tecnológico e o crescimento explosivo da internet não podemos deixar de se fazer presentes nesse veículo de comunicação que vem sendo o mais eficaz em todo o mundo.
O problema é que erros são cometidos, falhas e deslizes também fazem parte de todo planejamento, então vamos citar abaixo os 7 Pecados Capitais que as empresas cometem no ramo virtual:
- GULA: quer estar em todos os lugares, atender todos os públicos e divulgar todos os tipos de produtos e serviços de uma só vez, quer tudo pra sua empresa, fazer tudo numa leva só. Já deve estar ciente que isso não funciona, não é mesmo?
Uma empresa que sabe usar bem a mídia social tem a ciência de que precisa ter o seu público bem definido e trabalhar em cima dele para que as redes sociais funcionem de forma positiva.
- PREGUIÇA: não ligar para a rede social, usar uma vez na vida e outra na morte, postar qualquer coisa irrelevante e feita de última hora somente para marcar presença é o inicio do fim de sua reputação e todo seu esforço.
É de grande importância estar sempre ativo nas redes sociais, justamente por se tratar de relacionamento com o cliente, produza conteúdos relevantes e de importância que farão a diferença para seus seguidores.
- AVAREZA: pra que ficar gastando dinheiro com investimentos e divulgações das redes sociais se existem mil formas na internet de comprar pacotes de seguidores? O importante são os números mesmo…
Se você tem esse tipo de pensamento mude enquanto há tempo! Número não significa qualidade, de que adianta uma rede social numerosa se não há engajamento e relacionamento com seus seguidores? Pense nisso.
- IRA: sair xingando e rebatendo de forma agressiva a provocações só irá sujar a imagem da empresa. Pesquisas já revelaram que cerca de 43% das instituições já perderam clientes por conta de experiências negativas nas mídias sociais, portanto, não vá pelos seus instintos, segure a onda, engula sapo. Você não está ali por você, mas sim representando uma empresa séria.
- LUXÚRIA: não importa se você está buscando ‘ostentar’ no ramo virtual e quer tudo isso da forma mais prática e rápida possível, tudo requer tempo, uma estratégia bem planejada é aquela em que apresenta um longo prazo de duração.
Curtidas não representa qualidade, são apenas números. Busque fazer conexões diretas com seus clientes e seguidores, pois as estratégias realizadas no mundo virtual também interfere em nossa realidade.
- INVEJA: não olhe na grama do vizinho, se o seu concorrente está tendo um ótimo desempenho ele merece seus méritos por isso, pois certamente estudou, avaliou, definiu seu público e está trabalhando de forma correta com eles.
Em contra partida não deve ignorá-los, é bom monitorá-los também para que possa identificar as estratégias que ele esteja usando, lembrando-se de que a sua empresa deve ter suas próprias estratégias. Troque a inveja por inspiração e foco.
- ORGULHO: não é porque está controlando a mídia social e, mesmo que sua empresa seja a melhor no que esteja fazendo é preciso deixar todo o orgulho de lado e dar espaço para a humildade, são seus clientes que fazem a empresa crescer, portanto eles devem ser ouvidos e se necessário, atendidos.
As pessoas estão ali porque de alguma forma se identificam com o seu negócio, então mostre a elas que são importantes para sua empresa, com essa simples atitude há uma enorme probabilidade de que possam se fidelizar a você.
Não se esqueça de que o foco das redes sociais é envolver, e não vender. Saiba administrar bem, tente não cometer deslizes e faça de seu perfil/página um lugar envolvente em que as pessoas tenham vontade de seguir e compartilhar os conteúdos publicados.