Facebook para pequenos negócios: como começar uma fanpage?

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Se você montou seu próprio negócio recentemente e ainda não criou uma fanpage no Facebook por achar que não conseguiria gerenciá-la, meu amigo, você está cometendo um grande erro.

 

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Você se lembra da época quando se discutia se era realmente vantajoso para uma empresa fazer ou não um website? Pois é. Essa dúvida soa totalmente absurda e ultrapassada, mas fique sabendo que, hoje em dia, deixar sua empresa fora dos canais digitais soa quase tão absurdo quanto. Investir em marketing online, especialmente no Facebook, está se tornando uma imposição do mercado, e não mais uma escolha.

Segundo dados divulgados pelo próprio Facebook, há mais de 25 milhões de páginas de pequenas empresas registradas na rede. Tais números demonstram que boa parte dos pequenos empresários já perceberam as vantagens de estar em uma rede onde quase 65 milhões de brasileiros passam cerca 8 horas por dia, e que através dela é possível estabelecer uma comunicação direta com os clientes (ou futuros clientes), aumentando substancialmente as chances de alavancar os resultados de seu negócio.

A grande questão é: Por que alguns pequenos empresários ainda são resistentes ao Facebook? Há, sem dúvidas, muitos mitos e pré-conceitos que são erroneamente difundidos por aí, e um dos principais deles é o de que somente grandes empresas têm estrutura para criar, alimentar e gerenciar uma fanpage . Tal mito é uma grande bobagem! É verdade que grandes negócios têm ao seu dispor serviços de pessoas especializadas em marketing digital ou redes sociais, mas, se você ainda não tem cacife para bancar esses profissionais, é perfeitamente possível começar por você mesmo, bastando seguir algumas dicas simples que mostro a seguir:

 

Dica 1– Diferença entre perfil pessoal e página (ou fanpage)

Primeiro de tudo, é preciso entender bem a diferença entre um Perfil e uma Fanpage. 

Perfis são para pessoas, não para empresas.  É contra as regras do Facebook fazer qualquer tipo de propaganda em perfis pessoais.  Não há mecanismos de busca nem permite que você veja estatística de suas publicações. Não é possível “curtir” um perfil nem fazer “check in” nele e você só pode ter no máximo 5000 amigos.

Já as fanpages  são destinadas somente a empresas e apresentam ferramentas específicas de divulgação de negócios, além de disponibilizar dados estatísticos como quantidade de visualizações da página e etc. Não há limites de fãs.

 

Dica 2- Criando uma fanpage

Para criar uma fanpage é preciso primeiro fazer o login no Facebook  com a sua conta pessoal (seu perfil) e depois acessar o endereço: http://www.Facebook.com/pages/create.php.

Feito isso, será preciso categorizar sua fanpage, ou seja, selecionar o tipo da sua empresa  (Ex.: empresa, organização ou instituição, marca ou produto, entretenimento, etc.). É importante categorizar corretamente sua página para que seu “possível futuro cliente” a encontre com facilidade nos mecanismos de busca que o Facebook disponibiliza. Depois, você deverá inserir uma imagem para representar sua fanpage, devendo ser de 180×180 pixels, e também deverá escrever algumas informações sobre a sua empresa (serviços oferecidos, endereço, website, telefone e etc.). Por fim, será preciso divulgar sua fanpage, e você poderá começar convidando seus amigos para curti-la clicando no ícone “convidar amigos”. Pronto, sua fanpage está criada!

 

Dica 3-  Planejamento do conteúdo

Antes de sair postando ensandecidamente em sua página, é preciso planejar qual será o conteúdo dos posts e com que frequência serão postados. No post http://dicassociais.com.br/2015/01/voce-esta-atento-ao-conteudo-da-sua-marca-nas-redes-sociais/ há mais dicas de como produzir conteúdo de qualidade para a sua fanpage!

Além disso, antes de criar o conteúdo é necessário saber quem é o seu público-alvo.  “E como eu descubro quem é meu público-alvo?” você deve estar se perguntando. Calma, já chegamos lá!

 

Dica 4- Conhecendo seu público-alvo

Identificar o seu público-alvo pode ser uma tarefa complicada para quem acabou de criar uma fanpage. Apesar de existir alguns aplicativos capazes de informar a porcentagem de gênero, faixa-etária e localização dos fãs, no começo, os “recém-donos” das fanpages não terão tantas curtidas assim a ponto de estabelecer um padrão exato de seu público.

Uma dica seria então analisar as fanpages de seus concorrentes e observar o conteúdo dos posts, sua frequência e, mais importante, o tipo de público que curte as publicações e interage com a página. É preciso observar principalmente gênero e faixa etária para, a partir daí, começar a definir o conteúdo e linguagem a serem adotados nas publicações.  Depois, quando sua fanpage já tiver um número considerável de fãs, você poderá utilizar os aplicativos citados acima para definir exatamente o público-alvo da SUA empresa.

Pronto! Seguindo estas dicas simples já é possível começar sua fanpage. Viu só como não é nem um “bicho de sete cabeças”?

Ah, não se esqueça, se precisar de ajuda, fale conosco!

Redatora de Mídias Sociais da Layer UP - empresa especializada em Mídias Sociais para empresas.
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