Receba notícias, infográficos e dicas imperdíveis para turbinar suas redes sociais e potencializar seu negócio!
Quer aumentar a participação no Facebook?
02/12/2015 | POR

facebook-pagina-fas-layerup-dicassociais

Conheça técnicas para aumentar a participação no Facebook

Uma das maiores preocupações de quem trabalha com mídia social é bombar a página no Facebook. Essa dúvida é bastante interessante e abre um leque de infinitas respostas possíveis, porém, todas elas se complementam uma a outra. A comunicação deve ser eficiente para que o público participe de sua página. Quando isso não acontece, será muito difícil fazer com que essa pessoa venha a se tornar cliente da empresa. Isso ocorre por dois motivos:

Para aumentar a participação no Facebook, precisamos dedicar tempo e investimento nessa estratégia, então, nada mais justo do que receber um retorno necessário para que todo esse tempo e dinheiro investido tenham bons resultados de retorno.

 

Não tem como estabelecer nenhum conceito de venda com a pessoa sendo que não houve nenhum tipo de conexão com ela anteriormente. Mesmo que o foco seja vender, é preciso investir no relacionamento com cliente para que a pessoa se sinta confortável ao optar por seu negócio para realizar o processo de compra.

 

De nada adianta ter boas táticas em mãos sendo que não planejou nenhum tipo de estratégia para colocar essas táticas em ação. Sem um bom planejamento, certamente você vai perder horas e horas investindo na rede social sem conseguir aquele resultado esperado.

 

Perguntas como:

“Você sabe seu objetivo de negócio?”

“Entende e conhece bem seu público e suas necessidades?”

“Como é que deseja que sua empresa seja vista no Facebook?”

“Os fatores positivos e negativos da página serão mensurados de que maneira?”

São de grande importância antes de criar essas estratégias, pois é com base nelas que traçará seus planos e objetivos.

 

facebook-mais-fãs-ativos-e-engajamento-layerup-dicassociais

 

As etapas no processo de interação e participação no Facebook

 

  • Entreter: não tem como se conectar diretamente com os usuários se não houver maneiras para entretê-los. Esse entretenimento pode acontecer por meio do compartilhamento de experiências em fotos ou vídeos. Dar explicações, pedir para que as pessoas se manifestem sobre determinado assunto, realizar sorteios, concursos, promoções de maneira que essa participação e interação aconteçam.

 

  • Explicar: Tudo precisa ser muito bem explicado nas redes sociais, ou seja, explicar o porquê de estar fazendo aquele tipo de publicação, explicar os motivos de aquela postagem estar sendo realizada, enfim, dar às pessoas total entendimento de transparência do que a sua empresa deseja passar. Pode ter certeza de que todos os usuários estão ali com o objetivo que, normalmente, é crescer na vida, alcançar suas metas, objetivos pessoais. A empresa tem papel fundamental ajudá-los – mesmo que indiretamente – nessa missão.

 

  • Educar: Pegando carona no que dissemos anteriormente, o conteúdo deve ser apresentado e muito bem explicado de maneira que o usuário seja levado a realizar o que se deseja. Para passar mais credibilidade de suas publicações, tente usar referências bastante conhecidas pelas pessoas, assim elas vão perceber que a sua empresa, além de oferecer informações, tem também um bom repertório, de forma que apresente não somente fatores internos, mas sim tudo que gire em torno do ramo de mercado em que está inserido. 

 

Fatores que fazem aumentar a participação no Facebook

 

Como já dissemos aqui outras vezes, existem alguns fatores que podem influenciar na hora de acontecer esta interação com os usuários, como, por exemplo, o melhor momento para fazer a postagem. Embora existam estudos que comprovem horários específicos, tudo vai de acordo com o perfil de seu público. O próprio Facebook oferece essas informações de modo que você possa misturar os melhores horários para realizar a divulgação dos conteúdos planejados.

 

 Quantos posts por dia?

 

Outro assunto que sempre entra na roda de discussões é o fato de quantas publicações serão realizadas ao longo do dia. Embora seja preciso manter os seus clientes com memória fresca de que sua presença está acontecendo no Facebook, muitas publicações diárias pode irritar as pessoas, fazendo com que elas venham a discutir a página do seu negócio.

 

 

Em média, é recomendado 3 postagens diárias, intercalando entre os horários das suas publicações, porém, algumas vezes acontece de termos em mãos algumas informações importantes pra passar a essas pessoas. Nesse caso, não há problemas de inseri-la no planejamento diário, porém, que não aconteça com tanta frequência.

 

Em resumo, todos esses fatores fazem aumentar a participação no Facebook. Tudo o que foi dito aqui deve ser bem pensado e planejado, de maneira que uma estratégia se mescle com a outra e faça com que a sua página seja interessante e com publicações na medida certa, sem exageros, ou “pressionando” os seguidores para algo.

Deixe seu comentário sobre esse post =)

Feito por: Layer Up

Vamos manter contato?

Fundadora da Layer Up - empresa especializada em Mídias Sociais para empresas. Graduada em Comunicação Social, estudou também Marketing na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e possui 15 anos de experiência profissional, com atuações em empresas como Editora Abril, Editora Globo, Editora 3, Grupo Ikezaki e Cers Cursos Online.